O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
O sub procurador-geral da República e coordenador da Região Judiciária Norte, Joaquim Neto, apontou, quarta-feira, a melhoria das condições de trabalho dos magistrados como o principal desafio do órgão para atrair mais quadros e estender os seus serviços em Malanje.
Falando no termo da visita de trabalho de três dias à província de Malanje, Joaquim Neto realçou que essa necessidade resulta da insuficiência do número de magistrados na província do Ministério Público (21), destacados nos municípios de Malanje, Cacuso, Calandula, Cangandala e Mucari, cifra reduzida para fazer face às recomendações das Nações Unidas.
Lamentou o facto de haver ainda procuradores indicados para determinados municípios, mas que não estão fixados por falta de alojamento.
Quanto à situação carcerária da província, disse estar controlada, embora existam reclamações por solucionar, atinentes ao excesso de prisão preventiva, vencimento de prazos de soltura, bem como a falta de remessa de certidões de sentenças, entre outras, apresentadas pelos reclusos da Comarca de Malanje.
O coordenador da Região Judiciária Norte cumpriu uma jornada de trabalho de três dias em Malanje, onde avaliou o funcionamento da Procuradoria-Geral da República e visitou o Estabelecimento Penitenciário de Malanje, o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
A Região Judiciária Norte abrange as províncias de Malanje, Uíge, Cuanza-Norte e Zaire.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.