Política

PGR na Região Judiciária Leste aposta na superação de magistrados

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O coordenador da Procuradoria Geral da República (PGR) da Região Judiciária Leste defendeu, em Saurimo, a valorização e superação contínua de quadros da instituição, através de formações regulares dos magistrados, técnicos de Justiça e funcionários administrativos.

29/01/2023  Última atualização 08H00
Astrigildo João Pedro Culolo pediu ao Governo da Lunda-Sul que continue a apoiar os tribunais, em defesa do erário público © Fotografia por: Cedida
Segundo Astrigildo João Pedro Culolo, que falava durante a terceira reunião anual de balanço das actividades desenvolvidas no ano transacto, nas províncias de Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul, a necessidade de melhorar a organização interna para corresponder aos desafios que surgem no dia a dia e na dinâmica sócio-económica da região, constam das prioridades do sector.

    O magistrado assegurou que durante o ano de 2022, o desempenho da actividade da PGR na Região Leste conheceu um impulso importante, com o reforço de 30 técnicos de Justiça, através do último concurso público realizado, o que permitiu colmatar o défice de recursos humanos.

    Astrigildo João Pedro Culolo considerou, quinta-feira, que o reduzido número de magistrados, dificulta o bom andamento das actividades desenvolvidas pelo órgão do Ministério Público.

Disse que apesar de contar com dois magistrados ao nível da região, há a necessidade de aumento de, pelo menos, 20 em cada província, dos mais de 30 existentes, para garantir a cobertura.

Ao reconhecer as dificuldades sócio-económicas que a Região Leste enfrenta, enalteceu a parceria existente com o Governo da Lunda-Sul, através de apoios prestados que contribuem na resolução de vários problemas do órgão e na melhoria de vida dos cidadãos.

Notou com preocupação o aumento substancial de casos de fuga à paternidade, e garantiu acções contínuas para a defesa dos menores, trabalhadores, incapazes e ausentes no que toca à inviolabilidade dos seus direitos, em caso de qualquer ameaça. "Urge, também, prestar atenção especial às questões relacionadas com a imigração, exploração ilegal e tráfico de minerais estratégicos, registados ao nível da Região Leste”, afirmou.

Em relação ao combate à corrupção e à impunidade que o país apostou desde 2017, assegurou que a PGR está comprometida nesta luta. Acrescentou, igualmente, que "é  necessário melhorar as condições de trabalho de todos os técnicos actores do sector judiciário, dotando as instituições com instalações adequadas e equipamentos compatíveis com as funções a desempenhar, tendo em conta a era das tecnologias de informação e comunicação”.

Astrigildo Culolo tomou boa nota dos projectos em carteira, visando a construção de sedes provinciais da PGR, com garantias de concretização na Lunda-Norte, aguardando para que o Moxico e a Lunda-Sul sejam também contemplados, a fim de mudar o quadro no sector.

O coordenador da PGR para a Região Leste perspectivou o estreitamento da cooperação com as demais instituições locais do sector judiciário, órgãos de investigação criminal e tribunais, para a resolução de problemas ligados a matérias de prova processual.

A aposta, acrescentou, está também virada na divulgação de leis para a elevação da consciência jurídica da sociedade, para que os cidadãos consigam agir em conformidade e dar soluções aos seus problemas de acordo com a lei.

O magistrado pediu ao Governo que continue a apoiar os tribunais, na defesa do erário, em caso de incumprimento de contratos e outros actos lesivos do bem comum, além de melhorias de organização interna para que esteja à altura de corresponder aos desafios que surgem no dia a dia e na dinâmica sócio-económica da região.

Ao apresentar algumas soluções para dignificar o órgão, o governador da Lunda-Sul Daniel Neto, anunciou, para os próximos anos, a construção do tribunal da comarca no município de Muconda, o edifício multiusos do Tribunal Militar, as delegações provinciais e municipais da PGR e residências em todos os municípios para acomodar os magistrados em serviço naquelas localidades.

Reconheceu que apesar dos desafios que o sector regista no seu dia a dia, é notável a melhoria do desempenho progressivo na actuação, que, considerou, é reconhecida pela sociedade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política