Sociedade

Petrolíferas e mineiras entre as empresas mais poluidoras em Angola

As empresas exploradoras de recursos naturais, como petrolíferas e mineiras, foram neste domingo, apontadas como as mais poluentes no país, pela directora nacional do Ambiente, Sandra Ferreira do Nascimento.

31/01/2023  Última atualização 12H09
Petrolíferas e mineiras, as mais poluentes no país © Fotografia por: DR
A técnica do Ministério do Ambiente ressaltou que fazem também parte desta lista algumas das indústrias transformadoras. Para reduzir o impacto destas ao meio ambiente, esclareceu, o país tem desenvolvido várias acções, com particular realce para aprovação de uma legislação inovadora em matéria de preservação ambiental.

Essas medidas, disse,  não descuram a importância da educação ambiental para a mudança de comportamento da sociedade, na tomada de consciência sobre as consequências e responsabilização pelos actos praticados contra o ambiente.

Este ano, o dia 31 de Janeiro  está a ser celebrado com os olhos virados no combate às queimadas, derrube de árvores, protecção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Actividades

O Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC) está a realizar, desde o dia 24 deste mês até  3 de Fevereiro, um  conjunto de actividade denominada "Semana do Dia Nacional do Ambiente”.

Do programa consta, entre outros, a Conferência Nacional de Resíduos, as instalações de placas de sinalização de presença de  elefantes no corredor de Maria Teresa, sensibilização de viajantes sobre o comércio ilegal de animais selvagens e palestras sobre biodiversidade e áreas de conservação.

A Semana Nacional do Ambiente reserva ainda seminários de sensibilização em várias províncias, com destaque para as comunidades residentes no Parque Nacional da Quiçama sobre o valor ambiental, económico e social e de capacitação sobre técnicas de levantamento de campo para os mamíferos terrestres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade