Regiões

Petrolífera Somoil lança campanha para arborização de um milhão de plantas

Victor Mayala | Mbanza Kongo

Pelo menos, um milhão de árvores de diversas espécies vão ser plantadas em distintas localidades do país, numa campanha que arrancou, a semana passada, no município do Soyo, província do Zaire, numa iniciativa da petrolífera angolana Somoil, no quadro da responsabilidade social da instituição.

17/04/2023  Última atualização 08H53
Responsabilidade social leva a empresa a associar-se às iniciativas ambientais e educativas © Fotografia por: DR

O arranque da referida campanha foi testemunhada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa Somoil, Edson dos Santos, decorreu na escola primária nº 104 do bairro Pângala, periferia da cidade do Soyo, na sexta-feira, e está a ser desenvolvida em parceria com a junta regional dos escuteiros do Zaire.

No final do acto, Edson dos Santos realçou que a Somoil, por ser uma empresa do sector de Energias, olha para a protecção ambiental como algo prioritário, daí se ter associado à iniciativa de plantação de árvores, entre ornamentais e frutíferas que, como lembrou, para além de fornecerem sombras e frutas, proporcionam, também, outras vantagens que têm a ver com a absorção do dióxido de carbono e garantia de oxigénio, imprescindível para a vida.

"O Plano da Somoil é começar com a plantação de um milhão de árvores. Estamos a começar, hoje, aqui no Soyo, mas vamos expandir a campanha para as demais localidades do país, principalmente aquelas em que a Somoil está presente”, disse Edson dos Santos, que, à margem deste acto, procedeu a entrega de duas salas de aula construídas e apetrechadas pela petrolífera na escola primária nº 104 do bairro Pângala, periferia da cidade.O Jornal de Angola apurou que as referidas salas entregues juntam-se às cinco já existentes, perfazendo um total de sete, que acolhem 635 alunos em dois turnos, alguns dos quais recebiam aulas em locais improvisados, com condições inadequadas para o processo de ensino.

"A Somoil é um parceiro presente, engajado e muito próximo das comunidades locais. Dentro da sua responsabilidade social, a Somoil vem acompanhando esta escola do Pângala há já alguns anos. As duas salas de aulas, hoje, entregues vão permitir aumentar o número de alunos de 300 para mais de 600, o que significa, claro, mais inclusão das nossas crianças no sistema normal de Ensino e Aprendizagem”, referiu, tendo, por conseguinte, assegurado que a Somoil vai continuar a construir novas salas de aulas e a fornecer material didáctico nas unidades escolares da região. O responsável lembrou que, no domínio da Saúde, a Petrolífera tem não apenas reabilitado centros de saúde, mas, também, realizado campanhas de sensibilização de combate à malária e doação de mosquiteiros impregnados com insecticida de longa duração.

     Durante a sua jornada de trabalho no município do Soyo, o PCA da Somoil reinaugurou, igualmente, um centro materno infantil, no bairro Mpinda, uma unidade assistencial afecta à igreja Católica, cujas obras de restauro foram patrocinadas pela Petrolífera. 

Na ocasião, Edson dos Santos reafirmou o compromisso da sua empresa em continuar a desenvolver projectos, com particular predominância nas áreas de Educação e Saúde, incluindo a abertura de poços para o abastecimento de água potável às populações em várias comunidades da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões