Economia

Petróleo fecha em alta em reacção a dados de reservas dos EUA

O petróleo chegou a oscilar perto da estabilidade durante a manhã de ontem, mas segurou-se em alta depois do relatório de reservas na última semana nos Estados Unidos divulgado pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Além disso, o dólar mais fraco colaborou para o movimento.

08/06/2023  Última atualização 08H20
Reservas de petróleo dos EUA subiram 118 mil na última semana © Fotografia por: DR
O petróleo WTI para Agosto fechou em alta de 1,13%, a 72,45 dólares o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para Agosto avançou 1,41%, a 76,78 dólares o barril, na ICE.

A produção dos EUA registou o maior declínio semanal até agora neste ano, segundo os dados divulgados ontem. Mesmo que analistas tenham apontado que factores temporários influíram para a queda, já que a tempestade tropical Cindy atrapalhou as operações no Golfo do México nesse período, os números ajudaram.

A produção americana de petróleo  caiu a 9,250 milhões de barris por dia na última semana, de 9,350 milhões de barris por dia na semana anterior. O DoE informou igualmente que as reservas de petróleo dos EUA subiram 118 mil na última semana, quando a previsão dos analistas era de queda de 2,4 milhões de barris. Já as reservas de gasolina recuaram 894 mil barris, mais que a queda de 600 mil barris esperada pelos economistas.

Entretanto, no caso do câmbio, o dólar mais fraco ajudou os contratos a firmarem-se em alta, pelo que o petróleo fica mais barato para os detentores de outras divisas, o que aumenta o apetite dos investidores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia