Desporto

Petro visita Vita AS Club com pensamento na vitória

António Cristóvão

Jornalista

O Petro de Luanda defronta, hoje, a partir das das 17h00, o AS Vita Club da República Democrática do Congo (RDC), no Estádio Alphonse Massamba-Debat, na cidade de Brazzaville, em jogo para a conclusão da segunda jornada da série A da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, com a intenção de obter os primeiros três pontos na prova.

18/02/2023  Última atualização 07H55
Representante angolano nas Afrotaças com missão difícil na visita ao campeão congolês © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro

Depois da igualdade caseira sem golos, na ronda inaugural, na recepção à  equipa argelina do JS Kabylie na semana passada, os tricolores ambicionam o primeiro triunfo, diante de um conjunto bastante experiente e com jogadores astutos.

Para este desafio, que se disputa em recinto neutro, devido à interdição do Estádio dos Mártires de Pentecostes na cidade de Kinshasa, RDC, o treinador do Petro, Alexandre Santos, pode apresentar uma equipa virada para as acções ofensivas, sem descuidar a organização defensiva para evitar os contra-ataques do adversário. 

Os tricolores do Eixo Viário vão, certamente, procurar exibir um futebol consistente e confiante ante uma formação experiente, mas de certeza que vai ressentir da falta do calor da sua massa associativa.

O Petro de Luanda, apesar de reconhecer o potencial do adversário, está apostado em  contrariar ao máximo os seus intentos. A atravessarem um bom momento de forma nas respectivas competições internas, o duelo entre angolanos e congoleses democratas promete.

Os tricolores têm uma missão difícil no Estádio Alphonse Massamba Debat, com o intuito de evitar novo desperdício de pontos diante de uma equipa bastante astuta que, também, ambiciona o triunfo.

Para esta partida, Alexandre Santos promete utilizar o mesmo plantel da ronda anterior, com um sistema de jogo a privilegiar, seguramente, as jogadas de contra-ataques rápidos para tentar surpreender o adversário.  

De resto, esta será a primeira vez que o Petro defronta o AS Vita Club, sendo a estreia também do técnico Santos enfrentar uma equipa da RDC.

Em 2018, o representante angolano venceu o AS Nyuki da RDC, por 2-0, no somatório de dois jogos, para a Taça Nelson Mandela. Na segunda mão, os tricolores ganharam o adversário, no dia 21 de Dezembro, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Resultado idêntico registado na primeira mão, no dia 14 de Dezembro, no Estádio dos Mártires de Pentecostes, em Kinshasa.  

O AS Vita Club, que joga na condição de anfitrião no Estádio Alphonse Massamba-Debat, fará estreia e quer triunfar em casa "arrendada”.

Apesar de ter repousado na ronda devido à participação do Wydad AC, no Mundial de Clubes, espera iniciar com vitória a participação na prova.

No conjunto congolês democrático, o destaque recai para o médio ofensivo angolano Norberto, que se transferiu na época passada do Recreativo do Libolo.

No AS Vita Club jogam, também, o extremo Dady Birori, que alinhou pelo Sagrada Esperança, e o lateral esquerdo Paton Simbi Enunga, que passou pelo Sporting de Cabinda, ambos na temporada passada. 

O desafio, esperado com bastante expectativa pelos adeptos de ambas equipas, será dirigido por um quarteto de árbitros do Egipto, liderado por Mohamed Maarouf Eid Mansour.

O juíz terá como auxiliares  os compatriotas Ammed Teleb e Youssef Elbosaty, enquanto Ahmed El Elgandour é o quarto árbitro nomeado pela CAF.

 

  Alexandre Santos reconhece grau de dificuldade

O técnico do Petro de Luanda, Alexandre Santos, reconheceu, sexta-feira, antes do embarque para a cidade de Brazzaville, esperar por dificuldades durante o desafio contra o AS Vita Club.  

O treinador português revelou que o objectivo para deslocação ao Congo é pontuar, pois nesta competição os pontos fora de casa são sempre importantes nas contas finais.

"É o campeão da RDC, certamente uma grande equipa. Esperamos ter muitas dificuldades”, declarou à imprensa o técnico sem, no entanto, descartar a possibilidade de regressarem com um resultado satisfatório.

Alexandre Santos destacou que os atletas treinaram durante a semana com a intenção de vencer o desafio e querem efectuar uma excelente exibição, contrariando os intentos do adversário.

"Temos de estar ao nosso alto nível. Os jogos da Liga dos Clubes Campeões são muito estratégicos. Vamos jogar num relvado sintético”, declarou Alexandre Santos, preocupado com as condições do recinto da partida desta tarde e princípio da noite na capital congolesa, Brazzaville. 

O plantel está consciente que após consentir o empate em casa, a margem de manobra para efectuar uma campanha triunfal começa a ficar apertada, por isso a concentração será a chave para um regresso a casa com um resultado acalentador na bagagem.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto