Desporto

Petro regressa à liderança com goleada sonora ao Inter

António Cristóvão

Jornalista

O Petro de Luanda reassumiu, ontem, a primeira posição da tabela classificativa do Campeonato de Futebol da I Divisão, Girabola'2021/22, com 38 pontos, ao golear o Interclube, por 4-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo de destaque da 15ª jornada.

09/01/2022  Última atualização 03H55
Tiago Azulão, duas vezes, Pedro Pinto e Érico, com um golo cada, garantiram o triunfo © Fotografia por: Paulo Mulaza/ Edições Novembro
Os tricolores do Eixo Viário dominaram todo o jogo na segunda parte, onde o conjunto afecto ao Ministério do Interior esteve apagado.  O Petro entrou melhor no desafio com jogadas bem estruturadas nas acções ofensivas, mas faltou concentração e eficácia dos avançados para transformar as oportunidades em golos na primeira parte.

Nesta fase da partida, o Interclube procurou sempre conservar o esférico, mas sem sucesso. As tentativas de jogar em contra-ataques rápidos com intenção de surpreender o adversário saíram goradas. Com a saída de Job e a entrada de Jaredi na etapa complementar, o Petro foi bastante feliz devido à qualidade dos cruzamentos do extremo-direito que facilitou a marcação de quatro golos de cabeça. O médio tricolor, que se transferiu na época passada do Interclube, foi decisivo no triunfo.

Os quatro golos foram sofridos de cabeça, demonstram bem as dificuldades defensivas apresentadas pelo conjunto da Polícia Nacional. Tiago Azulão bisou pelos tricolores, enquanto Pedro Pinto e Érico marcaram os outros tentos.
A Académica do Lobito suou bastante para vencer o Recreativo da Caála, por 1-0, no Estádio do Buraco, com golo solitário de Ady, aos 68 minutos.

Com a vitória, o conjunto da cidade portuária do Lobito ascendeu provisoriamente ao nono lugar, com 16 pontos, e o Caála baixou para o oitavo, com 15. No outro desafio da tarde, o Sporting de Benguela e o Cuando Cubango FC, repartiram pontos no Estádio Nacional de Ombaka, após igualdade a um golo.

Slimane abriu o marcador para os anfitriões, aos 36 minutos, mas Micro (63') pelos forasteiros restabeleceu a igualdade.
O desafio ficou marcado pela expulsão, na etapa complementar, de Betinho, do Cuando Cubango FC, por acumulação de cartões amarelos.

Com o resultado, o Sporting mantém-se com a "lanterna vermelha" na 16ª posição, com dois pontos, enquanto o Cuando Cubango está na 11ª, com 15. Na Baixa de Luanda, o Progresso Sambizanga e o Kabuscorp do Palanca também dividiram pontos, após empate a uma bola, no Estádio Municipal dos Coqueiros. A equipa do bairro Palanca adiantou-se no marcador através de Edmilson, mas Kibeixa igualou na cobrança de um penaltie.  


  Ronda prossegue esta tarde em Benguela

A 15ª ronda prossegue hoje, à tarde, com os desafios, entre Sporting de Cabinda-Clube Desportivo da Lunda-Sul e Wiliete Sport Clube de Benguela-Desportivo da Huíla.

No primeiro desafio, os "leões” de Cabinda, sextos da tabela classificativa do Girabola, com 20 pontos, recebem, às 15h30, a formação lunda (13º com 13), no Estádio do Tafe. O Sporting tem registado alternância de resultados na competição, enquanto o Desportivo da Lunda-Sul, que ascendeu esta época à I Divisão, procura tudo para a manutenção na prova. 

As duas equipas enfrentam-se pela primeira vez no Girabola, pelo que se reparte o favoritismo apesar dos "leões” jogarem diante do seu público. Antes, o Wiliete Sport Clube, equipa sensação da competição, mede forças com o Desportivo da Huíla, às 15h00, no Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela.

Os dois conjuntos vêm de uma igualdade na jornada anterior. O Wiliete empatou a uma bola com o Kabuscorp do Palanca, no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda. Os militares da Região Sul e o Bravos do Maquis repartiram pontos no Estádio da Tundavala, na cidade do Lubango, com resultado semelhante. Na época passada, o Wiliete SC venceu o adversário, no dia 26 de Junho, por 2-1, no Estádio Ombaka, em jogo referente à 26ª jornada.

No confronto directo nos últimos três anos, a formação de Benguela perdeu dois jogos e venceu apenas um. A ronda encerra no dia 15 deste mês, com o desafio Sagrada Esperança -1º de Agosto, na cidade do Dundo. No mesmo horário, o FC Bravos do Maquis recebe o Recreativo do Libolo no Estádio Johones Kufune "Mundunduleno”, na cidade do Luena.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto