Desporto

Petro prepara jogo diante do AS Salé

Juscelino da Silva| Kigali

O Petro de Luanda começou, ontem, a projectar o jogo diante da formação do AS Salé de Marrocos, agendado para amanhã, às 15H30 de Angola, referente à terceira e última jornada do grupo B da fase regular da Basketball África League (BAL).

22/05/2021  Última atualização 08H35
Treinador José Neto pretende ter uma equipa mais concentrada e a cometer poucos erros © Fotografia por: DR
José Neto e pupilos vão aproveitar os dois dias de folga para traçar estratégias e corrigir eventuais erros cometidos nos jogos anteriores e definir o plano táctico a utilizar no embate deste domingo, no Arena de Kigali.
Entre as correcções a serem feitas pelo timoneiro dos tricolores, realce para o posicionamento dos atletas dentro da quadra; ensaio dos aspectos técnicos e tácticos, culminando com lançamentos de curta e longa distância.

José Neto garantiu, em declarações ao Jornal de Angola, estar ciente da necessidade imperiosa de a equipa melhorar a concentração, mas sente que aos poucos o grupo vai encaixando  as correcções feitas, fruto das anomalias espelhadas durante os dois jogos anteriores. Justifica serem próprias de quem está numa competição com  elevado índice de responsabilidade de representar condignamente o país.

"Temos noção que temos que melhorar muito. Aos poucos, vamos conseguir colocar a equipa a fazer boas exibições. Para o jogo de amanhã, temos de  procurar cometer o menor número de erros, se quisermos fechar a fase de grupos de forma invicta”, disse.
Depois dos erros cometidos no jogo diante do FAP, José Neto espera apresentar um conjunto diferente, que lute pela posse da bola do princípio ao fim, cometendo o menor número de deslizes possíveis.

Clinicamente, o grupo respira saúde, facto que deixa satisfeito o treinador brasileiro ao serviço do campeão angolano. José Neto garante, ainda, que o grupo que lidera é muito forte e equilibrado, onde todos lutam pela vitória. Por esta razão, admite ser importante superar as dificuldades, sobretudo no jogo ofensivo, cujos desperdícios no embate passado quase custaram o apuramento para os quartos-de-final.

Assume o treinador que, aos poucos, os campeões nacionais vão atingindo a perfeição, para tal tem sido fundamental a melhoria dos aspectos defensivos, apesar de estarem a fazê-lo bem no aspecto colectivo.
"A equipa vai sempre em busca da vitória na defesa, quando ofensivamente não está bem. Estes são números que não aparecem nas estatísticas, mas são fundamentais para uma equipa vencer”, afirmou.

O técnico assegura que, desde que começou a trabalhar com a equipa em Novembro, está a construir a mentalidade de que cada jogo tem de ser encarado como uma final. Trabalham às ordens de José Neto os bases Antwan Scott, Childe Dundão e Gerson Domingos; extremos-base Carlos Morais, Gerson Gonçalves e Olímpio Cipriano; extremos José António, Leonel Paulo e os postes Valdelício Joaquim, Aldemiro João, Jone Pedro e Ryan Rychards.

  GRUPO A
Patriots e Monastir decidem liderança.

O Patriots do Rwanda  e Monastir da Tunísia, inseridos no grupo A,  defrontam-se hoje às 21h00 de Angola, em jogo de encerramento da terceira jornada da fase de grupos da BAL, que decorre na capital rwandesa, Kigali.
As duas formações, já apuradas à outra fase,  vêm de duas vitórias e vão jogar pela liderança do grupo A. O Patriots derrotou na jornada inaugural o Rivers Hoopers da Nigéria, por 83-60, ao passo que o Monastir vergou de forma convincente o GNBC do Madagáscar, por 113-66.

Na segunda jornada, o Patriots do Rwanda venceu o GNBC, por 78-72,  e o Monastir despachou o Rivers,  por 99-70. Este jogo entre as duas melhores equipas do grupo  está a ser aguardado com enorme expectativa pelos rwandeses. Os pupilos de Alan Major sabem que vão defrontar uma equipa do Monastir muito forte e bem organizada em todos os sectores. Aliás, os resultados expressivos demonstram muito bem a qualidade e capacidade ganhadora do conjunto tunisino.

Fruto dos dois triunfos, bem conseguidos nas duas jornadas já disputadas, os rwandeses estão galvanizados e querem encerrar a fase de grupos com "chave de ouro”,  diante da formação do  US Monastir da Tunísia, que está igualmente num bom nível.
Apesar do favoritismo recair para a equipa do Monastir, o técnico tunisino, Safouen Ferjani, quer que os seus jogadores mantenham a postura dos jogos anteriores. A jornada encerra amanhã, às 14h00, quando jogarem Rivers e GNBC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto