Desporto

Petro pode assumir hoje a liderança do campeonato

António de Brito

Sagrada ocupa a quarta posição na tabela classificativa e pode ascender à segunda caso vença esta tarde o adversário

22/04/2021  Última atualização 10H00
Tó Carneiro, lateral-esquerdo, pode ser uma das apostas do técnico Mateus Agostinho © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro
Candidato à conquista do título, o Petro de Luanda pode assumir hoje, em caso de vitória sobre o Sagrada Esperança, a liderança isolada do Girabola´2020/21, em partida de acerto à 15ª e última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão.
Um eventual triunfo sobre o Sagrada, quarto classificado, permite ao Petro, segundo, reassumir a liderança e sagrar-se campeão do primeiro turno do campeonato, com 34 pontos. Se os "donos” da casa ganharem, ultrapassam, com 32 pontos, os tricolores, segundos com 31.

Por isso, diamantíferos e petrolíferos disputam um desafio de elevado grau de dificuldade, uma vez que ambas as equipas estão separadas por três pontos.
O Sagrada está a realizar uma campanha com distinção, pois dos 14 jogos disputados, perdeu apenas um, frente ao Ferrovia do Huambo, por 1-0, pontuável para a terceira jornada da competição.
Na recepção à equipa treinada por Mateus Agostinho”Bodunha”, Roque Sapiri e pupilos pretendem manter a invencibilidade nos jogos caseiros, pelo que os "forasteiros” têm, para já, uma missão bastante espinhosa no reduto do adversário.

Depois da vitória sobre os militares do Rio Seco, os "lundas” esperam repetir a proeza diante dos tricolores do Eixo Viário. Para que tal aconteça, o Sagrada tem de se apresentar ao melhor nível visto que a formação do Catetão vem de uma vitória moralizadora, por 1-0, ante à Académica do Lobito, para a 10ª jornada.
Pelo que foi dado a ver nos desafios anteriores, os dois conjuntos estão em condições de proporcionarem aos seus adeptos, um excelente espectáculo de futebol, pois têm jogadores que desequilibram.

Por parte do Sagrada, destacam-se Lulas, Jó Paciência, Gaspar, Karanga e Matengó, que reencontram antigos colegas de equipa.
No Petro, sobressaem Job (capitão), Picas, Tó Carneiro, Isaac Mensah e Tiago Azulão.


Histórico de desafios

As duas formações disputam esta tarde a 45ª partida no Girabola, com supremacia para o Petro de Luanda, pois venceu 23, empatou 12 e perdeu nove. Dos jogos realizados, a equipa de Mateus Agostinho "Bodunha” tem o melhor ataque com 66 golos marcados, sendo a média de 1,36 por jogo.
O conjunto orientado por Roque Sapiri tem o pior ataque, marcou 29 golos,  média de 0,66 por desafio.

Apesar da supremacia nos jogos entre si, o Petro de Luanda dificilmente consegue vencer nas deslocações ao Dundo.
Fora de portas, o actual segundo classificado do Girabola ganhou cinco, perdeu igual número e empatou seis. Sobre o oponente, o conjunto do Catetão detém a maior goleada de sempre (5-1), no Girabola´2017.


Antevisão dos treinadores

Roque Sapiri, treinador do Sagrada Esperança espera por um jogo difícil, mas não escondeu a ambição de ganhar ao Petro de Luanda.
"Entramos em todas as partidas com o foco na vitória. Sabemos o grau de dificuldade que iremos encontrar. O Petro é um adversário que luta pelo título e vem de uma vitória animadora diante da Académica do Lobito. Mas, jogámos em casa e estamos proibidos de falhar os nossos propósitos, que passam pela conquista dos três pontos”, disse ao Jornal de Angola.
Do lado dos petrolíferos, o técnico Mateus Agostinho "Bodunha”, reconhece as dificuldades a enfrentar no terreno do adversário, mas garante uma equipa combativa.

"Vamos defrontar uma equipa difícil, sobretudo quando joga em casa. O Sagrada Esperança está a fazer uma boa campanha no Girabola. Por isso, temos de abordar o jogo com cautelas redobradas para não sermos surpreendidos. Os atletas estão mentalizados. Penso que saberão dar a devida réplica ao adversário”, garantiu, em conferência de imprensa.
Nos desafios já disputados referentes à ronda, o Ferrovia do Huambo perdeu, por 1-2, diante do 1º de Agosto, no Estádio dos Kuricutelas. O FC Bravos do Maquis derrotou o Progresso Sambizanga, por 3-0, no Estádio Mundunduleno.

O Recreativo do Libolo empatou (0-0) com o confrade do Huambo, no Estádio de Calulo. O Santa Rita do Uíge venceu na secretaria da FAF, ao Interclube, por 3-0, por não ter exibido as licenças de jogadores na deslocação ao Uíge.
O Desportivo da Huíla suplantou a Académica do Lobito, 2-0, no Estádio do Ferroviário. O Cuando Cubango goleou o Sporting de Cabinda, 5-0, no Estádio dos Eucaliptos, ao passo que Baixa de Cassanje de Malanje e Wiliete de Benguela empataram (1-1), no Estádio 1º de Maio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto