Desporto

Petro pode alargar vantagem na liderança do campeonato

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

O Petro de Luanda pode hoje, em caso de vitória, no 11 de Novembro, diante do Recreativo da Caála, aumentar a vantagem sobre o Interclube, seu mais directo perseguidor na liderança do Girabola. Para tal, é imperioso que os polícias cedam pontos na deslocação ao Tafe, Cabinda, onde também medem forças com o Sporting local.

30/01/2021  Última atualização 13H00
Comandados de Toni Cosano procuram sexta vitória no Girabola para a consolidação da posição de líder na classificação © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
Líder com 15 pontos, a equipa do Catetão vê-se, assim, na obrigação de cumprir mais uma tarefa caseira, a partir das 16h30, diante dos pupilos de David Dias que vêm de um preciosíssimo triunfo de 3-0 sobre o Progresso Associação Sambizanga. Aliás, tal como a turma da Caála, na ronda seis da maior prova do futebol nacional, o Petro também não se fez rogado e foi a Benguela impor-se ao Wiliete SC local com vitória igualmente de 3-0. Para lá destas contas que se impõem fazer em relação ao confronto entre tricolores e os planálticos, que ocupam o quarto posto da tabela da classificação com oito pontos, é ponto assente que a equipa orientada por Toni Cosano assume favoritismo à vitória. Mas isto, como é óbvio terá de provar no rectângulo de jogo.

 Já o Interclube, que está nesse momento acomodado na segunda posição com dez pontos, tem tudo à sua mercê para se manter na senda de vitórias no jogo desta tarde diante do Sporting, agendado para as 15h30’. Mais a mais ainda pelo facto de os leões de Cabinda tardarem a exibir a sua juba, pois à entrada desta sétima ronda mantêm-se na cauda da tabela sem pontuar. Aliás, quarta-feira última, na deslocação à Vila de Calulo, no Cuanza-Sul, a equipa treinada por Emena Kwazambi voltou a dar mostras da sua fragilidade, ao perder por 1-0 diante do Recreativo do Libolo, que, por sua vez, deu um pontapé na malapata dos maus resultados, graças ao tento solitário de Francis, na partida.

 No entanto, o Interclube que na ronda passada interrompeu o ciclo de vitórias da Académica de Lobito, fruto dos 2-0 impostos ao adversário no Estádio 22 de Junho, em Luanda, apresenta-se aqui com maior dose de favoritismo para alcançar os três pontos. Mas é claro que terá de fazer para merecê-lo, porque obviamente o Sporting não o cederá a vitória de bandeja. Isso é inequívoco.

 Destaque ainda esta tarde para o dérbie benguelense, que vai opor no Estádio do O’mbaka, a Académica do Lobito ao Wiliete SC. As duas equipas, como já se referiu atrás, vêm de derrotas diante do Interclube e do Petro de Luanda, respectivamente. Os estudantes ocupam, neste momento, a quinta posição do campeonato com oito pontos, ao passo que o seu "conterrâneo” está a quatro degraus mais abaixo com cinco. Por isso mesmo, adivinha-se uma luta férrea pela conquista dos três pontos neste duelo agendado para as 15h30’ e que está a despertar o mais vivo interesse no seio dos prosélitos do desporto-rei na cidade das Acácia Rubras.  

 Finalmente, no outro embate desta tarde, também aprazado para as 15h30’, o Sagrada Esperança recebe no Estádio do Dundo, na Lunda-Norte, a aguerrida formação do FC Bravos do Maquis, de Zeca Amaral, que tem parte dos seus atletas confinados no Cuito, e ao que se propala nas redes sociais em péssimas condições. Agora resta saber até que ponto os maquisardes terão ânimo para enfrentar os diamantíferos neste confronto com rótulo de dérbie do Leste. O Maquis ocupa o sétimo lugar da tabela de classificação geral com sete pontos, ao passo que os lundas o 11º posto, com menos três.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto