Desporto

Petro e Académica decidem segundo troféu da época

António Cristóvão

Jornalista

Petro de Luanda e Académica do Lobito defrontam-se hoje, às 15h00, para a decisão do título da Taça de Angola, no Estádio Nacional da Tundavala, na cidade do Lubango, num jogo aguardado com bastante interesse pelos exigentes adeptos do futebol nacional.

03/06/2023  Última atualização 08H00
Estádio Nacional da Tundavala, no Lubango, acolhe o último desafio da temporada 2022/2023 © Fotografia por: M.Machangongo | Edições Novembro

Neste desafio que encerra a época 2022/23, estarão em campo dois conjuntos com ambição de vencer a partida e erguer o troféu, mas somente um poderá triunfar no final da contenda.

Se o empate persistir no tempo regulamentar,  será disputado um prolongamento de 30 minutos e, se persistir a igualdade, recorrer-se-á à marcação de penáltis.

Os tricolores, que estão na segunda final consecutiva da competição, nesta temporada  disputaram 42 desafios, venceram 31 (incluindo as partidas da fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões e eliminatória para a entrada nas Afrotaças), um registo que levou a equipa a revalidar o título do Girabola. 

Já os "estudantes" do Lobito vêm de 32 contendas, somando 13 vitórias e 11 derrotas, com 37 golos marcados  e 40 sofridos, no Campeoanto  e nas eliminatórias da Taça de Angola.  

No histórico de jogos entre si, para a presente competição,  o conjunto do Eixo Viário venceu os lobitangas em 2016, por (3-0), nos quartos-de-final, no Estádio do Buraco.

Depois, a 2 de Junho de 2021, os tricolores triunfaram com imensas dificuldades, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro. 

Historicamente, a vantagem está do lado dos petrolíferos, que têm um histórico de 22 vitórias  nos 37 desafios oficiais  entre as agremiações.

A Académica do Lobito venceu por sete vezes, enquanto a igualdade repetiu-se em oito ocasiões.

No Girabola, o conjunto do Eixo Viário derrotou o adversário na primeira e segunda voltas do recém-terminado Campeonato, por 2-0 em ambos os jogos.

Para chegar à final, o Petro venceu, no dia 28 de Maio, o Interclube, por 1-0, no Estádio 22 de Junho, no bairro Rocha Pinto, com golo solitário de Megue.

Na mesma data, a Académica afastou o Kabuscorp do Palanca, mercê da vitória por  2-1, no Estádio do Buraco, na província de  Benguela.

Os tricolores estão no melhor momento da temporada, com o bicampeonato conquistado, num registo de 22 triunfos no Girabola, números que sustentam as  hipóteses do troféu seguir para a galeria do Eixo Viário, no final da partida.  

Por sua vez, a Académica do  Lobito, que ocupou a oitava posição do Girabola, com 35 pontos, pretende contrariar o favoritismo do adversário, depois de uma segunda volta assinalável, cujo destaque é a invencibilidade da equipa de Agostinho Tramagal no Buraco, que permitiu a manutenção na competição.

Com estes ingredientes, aguarda-se por um bom espectáculo, na cidade do Lubango, onde os petrolíferos jogam praticamente em casa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto