Desporto

Petro defronta AS Salé nos “quartos” em Kigali

Armindo Pereira | Cairo

O Petro de Luanda terá a Association Sportive de Salé do Marrocos como primeiro adversário no "play off" dos quartos-de-final da Basketball Africa League (BAL), a decorrer de 21 a 28 de Maio, em Kigali, capital do Rwan-da, depois de consolidar a segunda posição, ao terminar a presença na Conferência Nilo que encerra hoje, na cidade de Cairo, Egipto.

19/04/2022  Última atualização 09H15
Petrolíferos fecham a participação com exibição de luxo © Fotografia por: paulo mulaza | edições novembro | cairo

Os tricolores derrotaram o Fukash da República Democrática do Congo, no Pavihão Hassan Moustafa, por 94-64, com o favorável 50-31, ao intervalo, com o poste Yanick Moreira a destacar-se como melhor marcador com 17 pontos, tendo sido, por este facto, eleito o MVP. 

Estavam decorridos quatro minutos quando o conjunto do Eixo Viário já tinha concretizado quatro triplos, contrariamente ao que aconteceu nas últimas duas partidas em que esteve com percentagens muito  abaixo do habitual. 

Sem qualquer tipo de pressão, fruto da qualificação antecipada, a equipa angolana entrou determinada a fazer esquecer a "má exibição” de último sábado, quando defrontou o FAP dos Camarões. Foi essa a impressão que o Petro tentou passar nos minutos iniciais. 

Cabia à equipa congolesa assumir as rédeas do jogo, pois estava em causa a sua presença no próximo mês na etapa derradeira da prova que vai na segunda edição com novo formato. Os tricolores venceram o primeiro quarto (25-16). 

Após o regresso dos jogadores à quadra, o Fukash deu sinais de que faria o melhor para reverter a desvantagem, mas não passou dessa intenção. A medida que o tempo se encaminhava para o intervalo maior, co-meteu erros sucessivos para o desalento do técnico Raven Khonde. A fraca produtividade do campeão congolês levou o técnico José Neto a rodar o banco de suplentes, como era previsível na antevisão da partida.

As substituições foram feitas, mas a equipa conseguiu manter a produtividade, numa altura em que o Fukash quase já não oferecia resistência. 

Khonde buscava a todo custo sanar a "hemorragia defensiva" da sua equipa, mas a determinação dos tricolores falava mais alto, pois, não pretendiam repetir uma exibição menos conseguida, como foi a anterior. 

Jogava-se o último quarto quando José Neto sentou-se pela primeira vez durante a partida, fruto da vantagem folgada, com o Fukash e ver sentenciado o seu destino na prova, a medida que o tempo passava, e não teve arcaboiço táctico para dar resposta ao campeão nacional. 

Ficou selada a vitória ex-pressiva, por 94-61, na despedida do Petro na cidade do Cairo, rumo à segunda final consecutiva na BAL. Carlos Morais (11 pontos), Gerson Lukeny (14) e Gerson Domingos (10) foram os demais que atingiram a casa dos dois dígitos. 

Congolês destaca angolanos

O técnico do Espoir Fukash da RDC destacou as qualidades do Petro de Luanda após a sua equipa ter sido afastada dos quartos-de-final da BAL, ao perder, na segunda-feira, por 64-94, na segunda derrota consecutiva. 

Khonde disse que defrontar um candidato ao título é sempre "complicado”, tendo acrescentado que os erros cometidos estiveram na base do resultado avolumado. 

"Tenho de dar os parabéns ao Petro, é uma equipa muito forte, tem muitas soluções nas diversas posições. Perdemos mais de 30 pontos e esse tipo de erros custam caro na alta competição. Tirámos lições daquilo que correu mal, foi um aprendizado e acredito que os meus jogadores regressam com mais experiência", disse 

O extremo poste Ammanoel Okorafor congolês  disse que a pressão alta exercida pelos tricolores impossibilitou a equipa de jogar conforme havia planeado. 

"Era expectável que fizéssemos um jogo melhor depois da postura que tivemos diante do Zamalek, onde perdemos por apenas nove pontos. O Petro tem um conjunto muito homogéneo, eles dominaram o jogo em todos os aspetos”, concluiu Okorafor .

Os tricolores realizaram cinco partidas e obtiveram o saldo de quatro vitórias e uma derrota, curiosamente diante do Zamalek, carrasco da edição passada que afastou o Petro na meia-final. 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto