Desporto

Petro defende liderança no duelo com Interclube

Paulo Caculo

Jornalista

A liderança é o principal “pano de fundo” no duelo entre Petro de Luanda e Interclube, agendado para hoje, às 17H00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente à quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola'2020/2021.

19/01/2021  Última atualização 18H36
Tricolores procuram redenção do percalço e “polícias” estão motivados para surpreender © Fotografia por: Paula Mulaza| Edições Novembro
Considerado o jogo de cartaz da quinta etapa do campeonato, o confronto entre "tricolores” e "polícias” reúne todos os condimentos para culminar num espectáculo de qualidade superior,e contribui para elevar a expectativa a escassa diferença pontual que separa o Petro (1º/9 pontos) do Interclube (2º/7).
Por um lado, em caso de triunfo, o conjunto afecto à Polícia Nacional pode alcançar, pela primeira vez, a liderança. Uma eventual vitória da formação do Eixo Viário, consolida a posição de 'mandão' da classificação.

Os prognósticos para este jogo são, desde já, muito reservados, aliás, como são todos os outros. Mas, de uma coisa temos a certeza: os "tricolores”, depois da amarga experiência no Uíge, são obrigados a assegurar que a derrota ante o Santa Rita foi mero "acidente de percurso”.
Olhando para os argumentos até aqui apresentados pelas duas equipas, chega-se à fácil conclusão que Petro e Interclube chegam a este jogo em igualdade de circunstância, com a diferença de os 'polícias' virem motivados da vitória na jornada anterior. Ou seja, torna-se difícil encontrar um favorito, sobretudo a julgar pelo rendimento espelhado pelas equipas até ao momento na competição.

Perspectiva-se, por isso, um jogo que seja decidido nos detalhes ou que venha a depender muito do estado de inspiração das unidades fundamentais na manobra ofensiva e defensiva das equipas. Se, por um lado, os "tricolores”, ainda com Tiago Azulão, Tony e Yano em dúvidas, tem um meio campo extremamente ofensivo, onde não se devem descurar as qualidades de Picas, Job e Megue, por outro, reside igualmente no sector intermédio o "abono de família” do Interclube, cuja referência aos "mágicos e construtores” Paty, Mano Calesso, Filipe e Dasfaa é inevitável.

A ver vamos, no entanto, quem melhor consegue desenvencilhar-se do outro. Tal como nos grandes confrontos, espera-se que o êxito de qualquer uma das equipas neste jogo, seja uma consequência natural do labor patenteado em campo, mas sobretudo da acção demolidora dos respectivos ataques.

Não se prevêem alterações na equipa do Interclube, relativamente ao jogo anterior, diferente do Petro de Luanda, onde o espanhol Toni Cosano pode fazer mexidas na equipa, em virtude do fraco desempenho na ronda passada.
Um desafio, de resto, que se espera de bom nível, em que se prevê luta intensa, enorme discussão pela posse de bola e cujo resultado final, esse, será seguramente imprevisível até ao último minuto do jogo.

Maquis pressiona o líder

Uma "mão cheia” de jogos está igualmente agendada para esta quarta-feira. No Bié, "casa” emprestada do Cuando Cubango, o Bravos do Maquis tenta retornar às vitórias, após o deslize na jornada anterior. O jogo, marcado para as 15H00, é de suma importância para os maquisardes, que espreitam igualmente o "assalto” à liderança.
Em Cabinda, o Sporting dispõem, diante da Baixa de Cassanje, de nova oportunidade para "quebrar o enguiço”, somando os primeiros pontos. Mas, para tal, os leões do Norte terão de enfrentar a "fúria” dos malanjinos, também feridos na honra. Um embate entre aflitos, que lutam para sair das últimas posições.

A protagonizar um começo de campeonato satisfatório, a Académica tem a missão de tentar justificar diante do Santa Rita, que a sétima posição actual não é obra de mero acaso. O jogo está agendado para as 15h00, no Estádio do Ombaka, envolto de elevada expectativa.
O Desportivo da Huíla recepciona, também às 15H00, o Sagrada Esperança, no Lubango, numa altura em que ainda não deu o "ar da sua graça”. A equipa, hoje orientada por André Makanga, ainda não venceu, apesar de mostrar potencial para chegar longe. O adversário, que viaja da Lunda-Norte, já experimentou os três resultados possíveis: vitória, derrota e empate.

Nos Coqueiros, o Progresso Sambizanga e on Wiliete de Benguela travam um confronto pelo oitavo lugar . Ambas as equipas têm quatro pontos, e adivinha-se um interessante duelo  pelos três pontos. A jornada encerra apenas amanhã, quinta-feira, com a deslocação a Luanda do Recreativo da Caála, tendo em vista o desafio frente ao 1º de Agosto, no Estádio 11 de Novembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto