Desporto

Petro de Luanda estagia na cidade de Belgrado

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Líder da fase regular do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, com 39 pontos, a equipa do Petro de Luanda embarca, entre os dias 31 do corrente e 1 de Fevereiro, para a cidade de Belgrado, Sérvia, onde vai estagiar durante 10 dias.

25/01/2023  Última atualização 12H28
Petro de Luanda © Fotografia por: Arquivo
A ida àquele país europeu, apurou o Jornal de Angola, de fonte do clube tricolor, enquadra-se na preparação para a disputa da fase preliminar da Basketball African League (BAL). Às ordens do técnico principal José Neto, coadjuvado por Raul Duarte e Víctor de Carvalho e pelo preparador físico Diego Falcão, os jogadores vão dar seguimento ao aprimoramento da defesa homem a homem, ataques de quatro contra quatro e de cinco contra cinco. 

Da agenda de trabalhos constam ainda saídas em contra-ataque, passes, desmarcações rápidas, bloqueio, corte, lançamento da linha de lances livres, de dois e três pontos, drible progressivo e finalização em bandeja.

Jogos de controlo, com equipas da Primeira Divisão da Sérvia, são outros dos pressupostos da agenda dos tricolores do Eixo Viário, cujo objectivo é conquistar a terceira edição da competição organizada pela BAL, em parceria com a NBA. 

No próximo mês, os 12 clubes apurados para a referida prova vão conhecer, por meio de sorteio, os adversários e as conferências correspondentes e os dois grupos de seis equipas cada um em que estarão inseridos. 

A Conferência Saara, com 15 partidas previstas, vai ser jogada de 11 a 21 de Março, no Pavilhão de Dakar, na cidade com o mesmo nome, no Senegal. Já a  Conferência Nilo decorre de 26 de Abril a 6 de Maio, no Hassan Mostafa Indoor Sports Complex, no Cairo, capital do Egipto. 

As quatro melhores formações de cada conferência avançam para a última fase e jogam, em sistema de playoff, de 21 a 27 de Maio, no Kigali Arena, Rwanda. Do grupo de oito, sairão quatro semifinalistas e duas finalistas.  

Para Belgrado, José Neto deve levar os seguintes jogadores: Souleymane Diabaté, Childe Dundão e Gerson Domingos (bases), Carlos Morais, Gerson "Lukeny” Gonçalves, Pedro Bastos, José António "ZT”, Glofate Buiamba (extremos), Damian Hollis e Valdir Manuel (extremos-postes), Jone Pedro, Aboubakar Gakou, Aldemiro João "Vander” e Teotónio Dó (postes). 

Em dúvida está o poste Alexandre Jungo, por estar a recuperar de intervenção cirúrgica numa das mãos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto