Desporto

Petro de Luanda e Douanes disputam acesso às “meias”

Melo Clemente

O Petro de Luanda está obrigado a vencer hoje, a partir das 20h00, o Association Sportive Douanes do Senegal, no Pavilhão Arena de Kigali, Rwanda, na última partida dos quartos-de-final da 4.ª edição da Basketball African League (BAL).

27/05/2024  Última atualização 07H12
Comandados de Sergio Valdeolmillos jogam cartada decisiva ante um oponente conhecido © Fotografia por: DR

De contrário, os petrolíferos saem da competição e acabam com a esperança de conquistar pela primeira vez a prova continental de clubes. Depois de perder no sábado, diante do US Monastir da Tunísia, por 67-70, partida que serviu apenas para reposicionar as equipas no ranking, hoje, acontece o desafio que define a continuidade ou não, do representante angolano na BAL.

O técnico espanhol ao serviço dos campeões nacionais, Sergio Valdeolmillos, tem a oportunidade de provar que o desaire de sábado, frente ao US Monastir, carrasco da edição passada, foi apenas um mero acidente de percurso, dado o objectivo traçado, quer pela equipa técnica, quer pela direcção tricolor, que passa pela conquista do troféu.

Após correcção dos erros cometidos frente à formação tunisina, onde Valdeolmillos e pupilos deixaram escapar uma vantagem de oito pontos, quando restavam pouco menos de quatro minutos para finalizar o desafio, logo a noite, a equipa técnica e jogadores estão proibidos de falhar, sob pena de dizerem adeus à competição.

Na única sessão de treino, o técnico do Eixo Viário ensaia as estratégias a utilizar para suplantar a forte equipa do Senegal, conjunto que procura, à semelhança do Petro de Luanda, o seu título continental a nível de clubes.

Carlos Morais, um dos jogadores mais experimentados do plantel tricolor, Gerson Gonçalves "Lukeny", Aboubakar Gakou, Gerson Domingos e Childe Dundão têm a obrigação de liderar as acções ofensivas da equipa, que pelo quarto ano consecutivo persegue o troféu africano.

A estes juntam-se os norte-americanos Nicholas Faust e Markeith, atletas contratados recentemente pela direcção do Petro de Luanda, para abordarem da melhor maneira a fase final da BAL. 

Curiosamente, o embaixador angolano volta a defrontar um adversário com quem havia perdido nas meias-finais da edição passada.

Os senegaleses do Douanes sabem do potencial do adversário e tudo vão fazer para mais uma vez, deixar pelo caminho o representante nacional. Aliás, para a 4.ª edição a formação do Association Sportive Douanes do Senegal reforçou o plantel com dois norte-americanos, que actuam nas posições quatro e cinco.

Motivados com o triunfo de sábado, frente ao Rivers Hoopers da Nigéria, por 63-57, a equipa senegalesa está igualmente apostada na qualificação para as meias-finais.

Ainda hoje, às 17h00, no Pavilhão Arena de Kigali, acontece a terceira partida dos quartos-de-final, envolvendo as equipas do US Monastir, da Tunísia, e Rivers Hoopers, da Nigéria. Os tunisinos são claramente favoritos à passagem para as meias-finais da prova.

 
Campeão cai nos "quartos”

A equipa do Al Ahly do Egipto, campeão em título, falhou a qualificação para as meias-finais ao perder ontem, por 77-86, diante do Al Ahly Sporting Club da Líbia, na primeira partida dos quartos-de-final.

Depois de averbar derrota na sexta-feira, frente ao Fus Rabat de Marrocos, por 78-89, ontem os egípcios voltaram a mostrar as fragilidades defensivas, culminando com o afastamento prematuro da competição.

Apesar do triunfo "inesperado" da formação Líbia, que fez a estreia na prova, os dois primeiros quartos foram jogados sob signo de equilíbrio.

Os líbios venceram no primeiro período por 15-15 e voltaram a vergar no segundo quarto por 23-22, perfazendo 38-36, ao cabo dos primeiros 20 minutos.

Os últimos dois quartos foram dominados pelos líbios, que venceram por 17-13 e 31-28, respectivamente, fixando o resultado final 86-77, sendo por isso, a primeira surpresa da 4.ª edição da BAL.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto