Desporto

Petro cumpre com serviços mínimos

Marcial Batunina

Jornalista

O Petro de Luanda recebeu e venceu, sábado, o Al-Hilal do Sudão, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo referente à primeira jornada do Grupo C da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

26/11/2023  Última atualização 10H40
Petrolíferos fazem jus à condição de equipa favorita no confronto com os sudaneses © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
A equipa angolana entrou meio apática ante um adversário, que sabia muito bem o que veio fazer a Luanda e que mostrava indícios de superioridade mesmo estando fora de casa. O conjunto comandado pelo congolês democrata, Florent Ibengé, manifestava sinais claros de confiança, no entanto, sem com isso, arriscar em demasia.

Nos primeiros 20 minutos, a equipa de Omdurman tentou agigantar-se, porém, expressou alguma cautela por estar a jogar com o campeão angolano.

A formação do Catetão aproveitou bem uma bela oportunidade para adiantar-se no marcador. Foi assim que, quando todos esperavam por um empate nulo na primeira parte do jogo, Inácio Miguel, central angolano, apareceu numa zona inesperada, na inversão de papéis, da defesa ao ataque, e apontou o golo da tarde para os angolanos quando já decorriam 37 minutos da etapa inicial.

Após o tento, o Petro ainda tentou chegar ao segundo, com Gilberto e Jarede a protagonizar tabelinhas de belo efeito, no entanto, esteve atenta a defesa contrária e assim, as duas equipas foram ao intervalo com vantagem mínima de 1-0 para os tricolores.

Na segunda parte do desafio, o Petro maximizou os níveis de confiança e começou a dar mais volume de jogo ao ataque. Aos 62 minutos, Gilberto teve "aos seus pés, fundos e mundos” para dilatar o placar. Entretanto, fez o mais difícil e atirou para lá do alvo. Após esta falha de "bradar os céus”, Alexandre Santos, timoneiro do Petro, retirou Gilberto e para o seu lugar lançou o avançado Tiago Azulão.

A vontade dos sudaneses começou a ser pouca ante alguma quebra física que a equipa começou a apresentar. Mas ainda assim, tentou chegar com perigo à baliza do guarda-redes Hugo Marques já perto do final do encontro. Mas os defesas do Petro não claudicaram, fazendo jus à condição de equipa favorita.

No outro jogo do agrupamento, o Espérance de Tunis derrotou o Etoile du Sahel, por 2-0, no Estádio Olímpicos de Rades. Esperance da Tunísia e Petro de Luanda partilham a liderança da prova, com três pontos cada. Al-Hilal e ES Sahel ainda não pontuaram.

  Alexandre Santos
"Defrontámos um  adversário forte”

O técnico do Petro de Luanda, Alexandre Santos reconheceu, ontem, no final do encontro com o Al-Hilal Omdurman do Sudão, que o bicampeão angolano defrontou uma equipa forte e com um bom fio de jogo.

"Foi um jogo complicado, uma vez que defrontámos uma equipa que pratica um bom futebol e criou imensas dificuldades. Sabíamos que teríamos uma missão espinhosa, mas acabamos por conquistar os três pontos em disputa. Estamos felizes, porque conseguimos dar uma resposta positiva. Os meus jogadores conseguiram interiorizar as nossas ideias de jogo. Agora vamos continuar a trabalhar, porque temos outros jogos pela frente”, disse o treinador tricolor.

Por outro lado, o técnico Florent Ibenge, do Al-Hilal do Sudão, rendeu-se ao potencial do Petro de Luanda.

"Saímos daqui (Luanda) com a cabeça erguida , porque o Petro soube fechar bem os caminhos para a sua baliza, o que difcultou a nossa estratégia de jogo. Contudo, vamos continuar a trabalhar”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto