Desporto

Petro continua festejos e goleia último colocado

António Cristóvão

Jornalista

Um "hat trick" de Tiago Azulão e um golo de Érico deram, sexta-feira, continuidade aos festejos do título de campeão antecipado do Girabola'2021/22, na goleada do Petro de Luanda sobre o Sporting de Benguela, por 4-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo de conclusão da 28ª jornada.

21/05/2022  Última atualização 13H00
Sporting de Benguela foi incapaz de travar a avalanche ofensiva dos tricolores do Catetão © Fotografia por: Benjamin Cândido | edições novembro |LUNDA-NORTE
O dianteiro brasileiro marcou os tentos aos 3, 8 e 64 minutos, sendo o primeiro após um brinde do guarda-redes Cobra do Sporting, e os outros na sequência de cruzamentos.

Com os três golos, Azulão ascendeu à primeira posição da lista dos melhores marcadores, com 20 tentos, seguido pelo ex-atacante e demissionário do Sagrada Esperança, Depu, com 19 tentos. Antes do último golo do brasileiro, Érico anotou o terceiro tento tricolor, na conclusão de um cruzamento de Diógenes.

Apesar do domínio dos tricolores durante todo o desafio, na primeira metade, a formação leonina também poderia ter marcado, mas faltou eficácia aos seus dianteiros.

Nesta etapa de jogo, o Sporting arrepiou, algumas vezes, o sector defensivo do Petro, com um cabeceamento, aos 25 minutos, seguindo-se depois dois remates aos 35 e 39, quando o guarda-redes Augusto Mualucano já se encontrava batido.

O técnico do clube do Eixo Viário, Alexandre Santos, iniciou o desafio com um grupo de jogadores maioritariamente utilizados neste Girabola.

Deste colectivo, apenas Gleison Moreira e Tiago Azulão foram os mais utilizados nesta competição e na Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Na etapa complementar, o conjunto do Eixo Viário abrandou a cadência e dinâmica da partida, mas também devido à melhoria da organização defensiva apresentada pelo adversário, depois do "puxão" de orelha do técnico.

No somatório do tempo regulamentar, os leões apresentaram-se sem condição física e pernas fortes para evitar a goleada, apesar de apresentarem alguma intenção.

Com este resultado, o Petro consolidou a liderança da tabela classificativa, com 71 pontos, bem como o ascendente competitivo nesta época futebolística.

A equipa do Eixo Viário tem os melhores ataques e defesa da prova, com 71 tentos apontados e apenas 16 golos sofridos.

Os leões, que seguram a "lanterna vermelha" no 16º lugar, com nove pontos, têm o pior sector ofensivo e defensivo da competição, com 14 golos marcados e 75 encaixados.

Com este desafio, o Petro encerrou os jogos de acerto de calendário do Girabola.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto