O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
O Petro de Luanda dá hoje início, às 09h00, no Complexo Demósthenes de Almeida, no Catetão, o processo de captação de atletas, dos 15 aos 19 anos, tendo em vista o projecto para a criação da futura equipa de futebol feminino.
A constituição de um conjunto feminino surge em cumprimento a orientação da Confederação Africana de Futebol (CAF), para os clubes que pretendam integrar a futura Superliga Africana, como é o caso do Petro de Luanda, um dos participantes da reunião realizada pelo órgão reitor da modalidade no continente, em Fevereiro deste ano, em Douala (Camarões), na presença de Giovanni Infantino, presidente da FIFA.
O projecto de desenvolvimento do futebol feminino começou a ser implementado recentemente pela direcção dos tricolores, tendo como sub-coordenadora a cubana Maria Garcia. De acordo com a responsável, o processo de construção da equipa foi estudado e analisado durante as jornadas científicas promovidas pelo clube em Setembro passado. O evento permitiu assegurar a criação de todas as condições para a concretização do objectivo.
Maria Garcia sublinhou, por outro lado, que o futebol feminino vai seguir o estilo de jogo e perfil de futebol característico do masculino. Mas, para tal, o clube espera trabalhar na superação das treinadoras. "Estamos muito entusiasmados com este projecto, porque é uma grande valia para o Petro e uma honra poder cooperar dentro da ciência, para o desenvolvimento do futebol feminino", disse.
O referido processo de construção da equipa de futebol feminino, recorde-se, vai começar do zero, com atletas de formação, sendo a maioria das meninas provenientes da Escola Técnica Industrial do Cazenga, onde já existe um núcleo do clube. Durante o período de captação, estarão igualmente sob observação e testes vários outros talentos voluntários.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
Os acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Os chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) lançaram mais um apelo ao cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), durante uma cimeira extraordinária realizada, sábado, em Bujumbura, no Burundi.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.