Desporto

Petro busca conforto frente ao Ferrovia

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

O Petro de Luanda defronta esta tarde, no Estádio 11 de Novembro, o Ferrovia do Huambo, num jogo em que busca o conforto após o desaire da passada quarta-feira, em Cabinda, diante do Sporting local, com quem perdeu por 3-0.

20/02/2021  Última atualização 18H33
Petro vai procurar refazer-se do desaire de Cabinda quando defrontar esta tarde o Ferrovia © Fotografia por: M.Machangongo | Edições Novembro
 Já refeita desta escorregadela, que se veio juntar a outra de 1-2 que consentiu na ronda quatro no Uíje, frente ao Santa Rita de Cássia, a equipa do Catetão espreita o retorno às vitórias para garantir a manutenção da liderança.
 Do lado dos locomotivas a missão afigura-se um tanto quanto espinhosa, já que nas cinco vezes que se deslocou do seu reduto o máximo que conseguiu foi um empate 2-2 frente ao Clube Desportivo da Huíla (na 2ª jornada) e outro nulo com o FC Bravos do Maquis (4ª). Nas demais viagens não foi feliz.

 Perdeu com a Baixa de Cassanje por 0-2, na ronda seis, sofreu depois uma pesada goleada de 5-0 diante do Interclube, na oitava, e finalmente frente ao seu conterrâneo Recreativo da Caála por 3-0, na nona. Porém, se formos por esta lógica, claro está que o emblema do Planalto Central não vai encontrar facilidades na trincheira dos tricolores.
 Mas, como os jogos ganham-se no campo, convenhamos que apesar do Petro assumir claro favoritismo, ainda assim terá de provar essa teoria logo mais, a partir das 15h30’, quando recepcionar este Ferrovia, que ocupa a 4ª posição com 16 pontos.

 O Interclube, actual 2º colocado do Girabola 2020/21 com 18 pontos, espreita também uma vitória esta tarde diante do FC Bravos do Maquis do Moxico, no 22 de Junho.
Os polícias têm consciência do quão é importante vencer o duelo desta tarde para garantirem a manutenção da sua posição e até da possibilidade de assumir a liderança da prova, em caso de um eventual deslize do Petro frente ao Ferrovia.
 No entanto, os rapazes às ordens do português Ivo Campo terão, como óbvio,  de se mostrar combativos frente aos maquisardes, que na passada quarta-feira não defrontaram o Santa Rita de Cássia para ronda onze pelo facto de a turma católica apresentar testes da Covid-19 com data vencida.

 É, por assim dizer, um duelo que se antevê igualmente renhido, porquanto depois de há dez dias ter humilhado o 1º de Agosto, em pleno 11 de Novembro, a equipa às ordens de Zeca Amaral desloca-se mais uma vez a Luanda com propósito de contrariar os intentos do seu adversário. E é natural que, com 14 pontos, na 6ª posição da tabela de classificação geral, tantos quanto têm o Sagrada Esperança e a Académica do Lobito, na 5ª e 6ª, respectivamente, o Maquis espera galgar mais alguns degraus na geografia deste.

O Progresso Associação Sambizanga, a realizar uma época com muitos furos abaixo, recebe o Cuando Cubango, num jogo em que vai procurar explorar o máximo possível a sua condição de anfitrião. É claro que o escasso ponto que separa as duas equipas na tabela de classificação - os sambilas somam nove no 14º posto, contra dez do seu oponente no 8º -, deixa transpor a ideia de um confronto em que a balança venha a pender para o equilíbrio. No entanto, vale esperar pelo desfecho dos 90’ de jogo.

 A despertar grande interesse está o duelo que vai opor em Benguela a Académica do Lobito local ao Sporting de Cabinda. Os estudantes lobitangas, que ocupam o já referenciado 7º posto da tabela são claramente favoritos no embate que lhes opõe aos leões de Cabinda. Mas ainda assim, terão de acelerar no carregar para cortar a meta a frente do marcador no final dos 90’, pois o seu oponente motivado com a mini-goleada aplicada ao Petro vai querer estorvar os seus intentos, apesar de se manter na cauda.
 Ronda fecha com três jogos

Amanhã, no prosseguimento, da ronda doze, vão se disputar outros três jogos. No Uíje, o Santa Rita de Cássia local mede forças com o Recreativo do Libolo, e em Benguela o Wiliete SC vai receber o Sagrada Esperança da Lunda-Norte. No outro duelo do dia, o Recreativo da Caála vai jogar, no seu reduto, com o Clube Desportivo da Huíla (CDH).
 Vale lembrar que o duelo que deveria opor em Malanje a Baixa de Cassanje ao 1º de Agosto foi adiado devido a deslocação dos militares à Tanzânia, onde defrontam o Namungo FC para a última eliminatória de acesso aos grupos da Taça da Confederação.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto