Sociedade

Pessoas portadoras de deficiência beneficiam de meios de locomoção

Manuela Gomes

Jornalista

Um total de 100 pessoas portadoras de deficiência beneficiaram terça-feira, em Luanda, de cadeiras de rodas, numa doação da Embaixada da Turquia em Angola, através da Fundação Lwini.

06/12/2023  Última atualização 11H43
100 pessoas portadoras de deficiência beneficiaram, de cadeiras de rodas © Fotografia por: DR
Numa cerimónia que serviu, também, para celebração do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 deste mês, e os 100 anos de independência da República da Turquia, estiveram reunidas diversas entidades, com destaque para a presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos, e vários embaixadores acreditados em Angola.

Durante o encontro foi feita, de forma simbólica, a entrega de 50 cadeiras de rodas e igual número de outros meios de locomoção, como muletas. Os bens foram financiados pelo grupo suíço IGEL Charity.

Na ocasião, a curadora da fundação, Joana Lina, agradeceu e felicitou a Turquia pelo centenário e pela parceria, cada vez mais forte, com o Governo de Angola e, em particular, com a Fundação Lwini.

"Estamos a trabalhar com as pessoas com deficiência, há 25 anos. É um trabalho de que muito temos orgulho e a cada dia sentimos que precisamos fazer um pouco mais para essas pessoas”, disse Joana Lina.

O embaixador da Turquia em Angola, Ufuk Ekici, disse que o acto de beneficência mostra o apoio e solidariedade do Governo turco para com as pessoas vulneráveis da sociedade angolana. "Esperamos que a doação ajude a melhorar a vida de algumas pessoas. Queremos sensibilizar mais a sociedade a respeitar as pessoas com deficiência”, disse.

Durante a cerimónia, a Fundação Lwini foi agraciada com um diploma de reconhecimento pelo trabalho feito há mais de 20 anos, de apoio às pessoas com deficiência em todo o país. A presidente da fundação, por sua vez, presenteou a Embaixada da República da Turquia com uma estatueta.

A Associação IGEL Charity é uma organização internacional que ajuda pessoas com deficiência na Suíça. Fundada em 1998, é reconhecida como uma colectividade humanitária, apoiada pelas autoridades da Suíça e a Embaixada da Turquia, em Berna. A IGEL Charity defende que pessoas com deficiência devem ter as mesmas oportunidades que qualquer outra "para moldar a própria vida”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade