Sociedade

Pesquisadora angolana vai ser premiada na Índia

JA Online

A pesquisadora angolana, Teresa Victor, especializada em Química, vai ser premiada, na Índia, este mês, devido a um artigo publicado que explora a inovação no processo de produção dos antibióticos.

01/08/2022  Última atualização 14H26
© Fotografia por: DR

Fez da Inglaterra a sua casa, no plano académico, passou por Northumbria, onde tirou a licenciatura, em 2001.

 

No período entre 2003 a 2004 fez o mestrado, na Universidade de Newcastle, e em 2009, tirou o Phd na mesma instituição. 

 

De 2005 a 2008, esteve envolvida num projecto inovador de pesquisa e desenvolvimento, na intensificação de produção de antibióticos, usando polímeros microporosos, estes materiais são utilizados geralmente em laboratório para permitirem a troca de gases sem contaminantes, ou seja sendo responsáveis por impedir que as bactérias afectem a circulação de gases, e criando um ambiente estéril, para que os microrganismos estejam ausentes ou não se consigam reproduzir.

 

Esta é a base para a fundamentação de um artigo publicado com os colegas, em 2021, que lhe valeu o reconhecimento Internacional, após longos anos de investigação. 

 

O convite foi do International Science & Technology Awards, onde vai ser distinguida, no ano corrente, no próximo dia 14 de agosto, no Grandeur Hall, Breeze Residency, em solo indiano. 

 

Em declarações à RNA, expressou o contentamento, afirmando que: "Isto significa muito para mim, porque foram duas décadas de trabalho", justificando que: "O inovador neste projecto é que normalmente os antibióticos são produzidos pelos fermentadores em forma líquida, mas neste trabalho produzimos os antibióticos em forma sólida, usando um material microporoso", e explicando que: "O artigo teve um grande impacto nos leitores, conseguimos receber muitos convites, incluso fomos convidados para publicarmos um livro, que já está à venda na Amazon".

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade