Sociedade

Perto de dois mil lotes de terrenos estão à venda no município de Belas

António Cristóvão

Jornalista

Perto de dois mil lotes de terrenos vão estar disponíveis, antes do mês de Julho, para a venda aos munícipes da capital do país, no bairro Quinguela, município de Belas, anunciou, quarta-feira, o governador provincial de Luanda.

18/04/2024  Última atualização 08H40
Projecto, ainda, em fase de desenvolvimento inclui a construção de habitações com várias tipologias, mas dentro de um padrão © Fotografia por: Edições Novembro

Manuel Homem disse à imprensa, na apresentação de um plano de loteamento de 90 hectares, denominado "Loteamento Jardins de Belas”, a ser feito no bairro Quinguela, dentro do programa de autoconstrução dirigida, que os interessados podem candidatar-se através de uma plataforma digital.

A primeira fase, esclareceu, incluiu a identificação de terrenos urbanizados, com disponibilidade de energia eléctrica. O governador garantiu que a parte técnica do processo está a ser concluída. Depois desta fase, acrescentou, vai ser indicada a data exacta para a venda dos terrenos. 

"Acreditamos que nos próximos 15 ou 30 dias daremos início à comercialização dos loteamentos por via de uma plataforma digital”, assegurou. Os munícipes, explicou Manuel Homem, podem comprar, no máximo, dois lotes, para permitir a concorrência de outros interessados. "Há um regulamento, ainda a definir, para decidir se o cidadão pode adquirir mais lotes”, disse. Manuel Homem deu a conhecer, que no quadro do projecto de autoconstrução dirigida, o Governo Provincial de Luanda (GPL) identificou os municípios de Belas, Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo para o loteamento. Mas, avançou, a primazia foi para o Belas.

O governador adiantou que, para o projecto, estão disponíveis sete tipologias de casas à escolha do munícipe. "Depois deste adquirir o modelo, a Administração Municipal vai legalizar o terreno”, disse, acrescentando que os preços das casas ainda estão a ser analisados.

"Há possibilidade das casas rondarem aos dois ou três milhões de kwanzas. É uma forma de permitir que a Administração Municipal de Belas possa assegurar a construção e a manutenção das infra-estruturas, para o acesso da energia eléctrica, água potável e as infra-estruturas urbanas necessárias para o funcionamento adequado do projecto”, realçou.  Alguns habitantes, saídos das zonas de risco, também, vão ser reassentados no Loteamento Jardins de Belas. Outro projecto habitacional em andamento no Belas, referiu o governador, é a "Vila do Kuduro”, lançado no ano passado, no bairro Quinguele, para permitir a construção autodirigida.

 
Tipologias

O representante da Pro-imóvel, Cléber Correia, disse que vão ser construídas no loteamento Jardins de Belas  casas de tipologia T2 (dois quartos), T3 (três quartos) e T4 (quatro quartos).

"Se algum construtor estiver interessado em comprar lotes, para fazer casas e revender, deve pagar até 100 milhões de kwanzas”, referiu, além de informar que o Loteamento Jardins de Belas vai ter espaços residenciais e comerciais. "Cada cidadão vai poder escolher o tipo de casa que quer construir no terreno, mas dentro das limitações e não podem passar de dois pisos. Existe uma legislação para que não haja anarquia”, garantiu.

Os lotes comerciais, explicou, podem ser construídos até três pisos mistos. Em relação ao papel da Pro-imóvel no Loteamento Jardins de Belas, disse que a empresa vai desenvolver o projecto urbanístico, assim como a parte documental, o registo do loteamento e a construção de toda parte da empreitada, com o parceiro a HS Imobiliária.

Em relação ao preço dos lotes, Cléber Correia adiantou que estão estimados em três milhões de kwanzas, com desconto de dez por cento no pronto pagamento.


Governador inaugura escola e Centro Materno Infantil

 A escola do Ensino Primário n.º 9056, denominada Professor Gabriel Mendes Machado, e um Centro Materno Infantil foram inaugurados, ontem, pelo governador provincial de Luanda, no Distrito Urbano Lar do Patriota, município de Talatona.

Manuel Homem procedeu à abertura do estabelecimento de ensino, de 12 salas de aula, no bairro Honga, cujo trabalho de reabilitação, ampliação e apetrechamento, que esteve a cargo da empresa de construção civil HCY e  feita no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

De acordo com o engenheiro da obra, Ntoto Victor, a empreitada, que arrancou em Agosto de 2021, ficou concluída no final de 2022 e custou 415 milhões de kwanzas.  Para a reabilitação e apetrechamento da escola, a empresa precisou de 47 técnicos de construção civil. A obra, disse, foi entregue ao Gabinete Municipal da Educação de Talatona.

O governador inaugurou, ainda, um Centro Materno Infantil, no bairro Honga, orçado em 1,6 mil milhões de kwanzas, que vai beneficiar 1.565.987 habitantes do município de Talatona e ajudar, também, a reduzir a distância no acesso aos serviços de Saúde. Na ocasião, o governador entregou uma ambulância do tipo Toyota Land Cruiser de suporte avançado, para a direcção do Centro Materno Infantil.

O director Municipal da Saúde de Talatona, Marcelino Silva, considerou o centro uma referência local por ter uma capacidade para atender de 300 a 500 utentes, em média. A unidade sanitária, continuou, possui consultórios médicos, bloco operatório, Farmácia, Laboratório e salas de parto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade