Sociedade

Perto de 48 mil alunos submetidos aos testes de avaliação em Luanda

Alberto Quiluta e Nicolau Vasco | Menongue

Quarenta e sete mil 510 alunos dos subsistemas do Ensino Geral, da 6.ª, 9.ª e 12.ª classes, participam, desde ontem, até sexta-feira, na 2.ª fase dos exames nacionais, avançou, ontem, a diretora-geral adjunta do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE).

11/06/2024  Última atualização 09H14
143.360 alunos da 6.ª, 9.ª e 12.ª classes a nível nacional participam na 2.ª fase dos exames nos mais variados níveis © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Luty Marla explicou que o número de alunos em Luanda, que vão fazer o exame, ronda os 17.204, para a 6.ª classe, 14.683 da 9.ª classe e 15.624 da 12.ª classe. A nível nacional, acrescentou, são submetidos aos Exames Nacionais 143.360 alunos. Em Luanda, avançou, foram constituídos 114 centros de exame, nos nove municípios. "A nível do país são cerca de 775 centros de exame nacionais”, disse.

Nesta fase das provas nacionais, disse, os alunos da 6.ª classe vão fazer exames nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Os da 9.ª classe, disse, vão ser avaliados em testes de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Geografia. As mesmas disciplinas vão servir de avaliação dos alunos da 12.ª classe. A província de Malanje, recordou, é a única que vai realizar o Exame de Geografia e a do Namibe a de História.

"Os exames representam a modalidade da avaliação externa, em larga escala, de forma a avaliar não somente o grau de aprendizagem dos alunos, mas, também, testar questões logísticas e infra-estruturais inerentes ao Sistema de Educação e Ensino e a implementação de soluções tecnológicas que auxiliam no processo, sobretudo, na capacitação de recursos humanos do sector”, informou.

A directora-geral adjunta explicou que os exames são importantes para avaliar o desempenho do próprio sistema de educação nos mais variados níveis de operacionalização e auxiliar na reformulação de Políticas Públicas direccionadas ao sector da Educação.

 
Centro de exame

O coordenador do Centro de Exame da Escola Primária 1138, José de Sousa Gomes, garantiu, ontem, em Luanda, ter criado as condições para o início dos exames. O centro, referiu, cadastrou para os Exames Nacionais, 383 alunos. "Os Exames Nacionais representam uma grande valia, por ajudar a avaliar a actual qualidade de ensino”, lembrou.


Estudantes dos municípios do Cuando Cubango são abrangidos

Dois mil e 30 alunos da 6.ª, 9.ª e 12.ª classes de algumas escolas dos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Cuangar e Calai, no Cuando Cubango, participam, desde ontem, nos exames nacionais, revelou o chefe Departamento do Ensino Geral do Gabinete Provincial da Educação.

Benjamim Nguegia disse que os exames nacionais tem a duração de quatro dias e constam dos critérios de avaliação das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciência da Natureza e Matemática para a 6.ª classe, Língua Portuguesa e Física, para a 9.ª classe, e Língua Portuguesa, Geografia e História para a 12.ª classe.

O resultado desta segunda fase dos exames nacionais, disse, vai definir a abrangência em todos os municípios da província, com a inclusão de todas escolas do primeiro e segundo ciclos do Ensino Secundário.

Nesta segunda fase dos exames nacionais, sublinhou, foram envolvidos mais de 100 funcionários, entre supervisores provinciais e nacionais, professores e vigilantes. A primeira fase dos exames, realçou, envolveu um total de 1.983 estudantes do ensino geral. A directora do Complexo Escolar n.º 24 "Hoji-ya-Henda”, Amélia Nunda, lamentou a fraca adesão dos alunos, apelando os encarregados de educação a incentivar os filhos a comparecerem nas salas de aula.

Os exames nacionais têm como público-alvo alunos de instituições públicas, público-privadas e privadas do Ensino Primário e  Secundário do ensino geral e visam aferir o grau de aprendizagem, para a verificação do estado real do sistema educativo no país e na província em particular.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade