A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Um total de 293 casos de mordeduras de cães foi registado de Janeiro a Setembro do corrente ano, no município de Menongue, sem causar vítimas mortais.
A informção foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pela supervisora municipal do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Ângela de Fátima Cassanga.
Explicou que as idades afectadas foram dos dois aos 17 anos, e os casos ocorreram com maior incidência nos bairros Azul, Terra Nova, Tchiwaia, Tchivonde, Castilho, Cunha, Pandera, Saúde e Paz.
Ângela de Fátima Cassanga fez saber que, no ano passado, a instituição registou 390 casos de mordeduras de cães, na sua maioria, vadios, tendo as vítimas idades entre sete meses aos 75 anos.
Acrescentou que o PAV tem vacina antirrábica para acudir os pacientes mordidos, ao mesmo tempo que alertou para o cumprimento do calendário de vacinação periódica, com vista a evitar os casos de raiva.
A supervisora referiu que as autoridades sanitárias têm vindo a realizar palestras, no sentido de sensibilizar e educar a população sobre os cuidados que devem ter na criação de cães e outros animais de estimação, para não colocarem em risco a vida de pessoas que vivem ao redor.
"Temos em carteira um plano de campanha de vacinação massiva para cães e abate de animais vádios, ou seja, aqueles que estiverem a circular nas ruas de Menongue e não forem reclamados pelos titulares, por representarem um perigo de transmissão da raiva às pessoas”, disse.
Ângela de Fátima Cassanga lamentou o facto de muitos cidadãos criarem cães ou outros animais de estimação por simples curiosidade, sem ter em conta o perigo que os mesmos representam para a sociedade.
Segundo a supervisora municipal do PAV de Menongue, um cão que seu dono cumpra com o calendário regular de vacinação, mesmo que morda alguém, não é necessário que a pessoa apanhe a vacina antirrábica, mas é-lhe aplicada a vacina de tétano”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginDois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.