O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
No dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
A avaliação da candidatura de Angola para membro da Federação Internacional dos Contabilistas (IFAC sigla em inglês) arrancou, esta segunda-feira, em Luanda, onde está uma delegação com o mesmo propósito.
A IFAC trata-se de uma organização que congrega as ordens de contabilistas de todos os países do mundo e que é responsável pelo reconhecimento e emissão das normas internacionais de contabilidade e de relato financeiro.
A presença destes profissionais decorre da colaboração com a Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA), em representação do IFAC.
A responsável da Federação Pan-Africana de Contabilistas, Evelyn Mwapasa, encabeça a missão que veio a Luanda para aferir a conformidade da OCPCA com os requisitos do IFAC, para ser membro da organização.
Conforme apurou o Jornal de Angola, entre os requisitos em que o país será avaliado destacam-se: os requisitos sobre normas internacionais de contabilidade e de relato financeiro; normas internacionais de auditoria, Normas internacionais para o sector público, código de ética, normas internacionais sobre o controlo de qualidade e as normas internacionais sobre educação, investigação e disciplina.
Evelyn Mwapassa, durante a visita de sete dias a Angola, acompanhada pela OCPCA, vai realizar reuniões ao mais alto nível com instituições do sector público como o Ministério das Finanças; Ministério da Economia e Planeamento, os reguladores, supervisores e fiscalizadores do sistema Financeiro Banco Nacional de Angola (BNA), Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e a Agência Reguladora de Seguros e
Fundos de Pensões (ARSEG) e os responsáveis pelo Tribunal de Contas.
A Representante da PAFA vai ainda no âmbito da avaliação do estado da contabilidade em Angola reunir-se com o sector privado com destaque para os representantes das principais firmas internacionais de consultoria e auditoria financeira (big four), presidentes de associações empresariais como as câmaras de comércio de vários países em Angola.
Estão ainda previstos encontros com as organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial em Angola bem como reitores das Universidades, que lecionam a cadeira de contabilidade e auditoria.
A primeira reunião de Evelyn Mwapassa, no âmbito desta avaliação, ocorreu nesta segunda-feira, 28, e foi com os presidentes dos órgãos sociais da Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas em Angola.
Para o vice-presidente do Conselho Directivo da OCPCA, Alberto Seixas, entre os benefícios de Angola tornar-se membro do IFAC destaca-se a adesão as normas internacionais, que vai colocar as contas do Estado e das empresas no dialecto internacional usado por todos os países e que vai ajudar a facilitar e reduzir as exigências dos bancos instituições internacionais para financiar projectos de empresas e do Estado em Angola.
"A maior facilidade no acesso a financiamento as empresas vai permitir a criação de mais empregos e apoiar o desenvolvimento do país bem como contribuir para acelerar o processo de diversificação da economia", lê-se numa nota da OCPA.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.