Política

Peritos avaliam revisão dos acordos em vigor

Peritos da I Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola - Côte d'Ivoire avaliaram segunda-feira, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, a possibilidade de revisão dos acordos em vigor entre os dois países e os constrangimentos para a materialização dos compromissos assumidos entre as partes.

16/04/2024  Última atualização 08H17
Técnicos prosseguem hoje com os trabalhos preparatórios © Fotografia por: DR
Durante reunião preparatória da I Comissão Mista de Cooperação, que junta a partir de amanhã os ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana dos Ivoirenses no Exterior, Léon Kacou, os peritos passaram em revista os projectos em curso.

Na ocasião, o director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Cruz de Lemos Sardinha, apontou a reabilitação e a modernização do sistema de transportes e telecomunicações, bem como a saúde, assistência médica e medicamentosa e a formação de quadros os sectores que devem ser fortalecidos no quadro da cooperação bilateral.

Entre os sectores que devem ser fortalecidos, o embaixador Carlos Cruz acrescentou a reestruturaçāo do sistema da administraçāo pública e os incentivos fiscais para o aumento do investimento estrangeiro na economia angolana.

Serão igualmente abordadas, durante a reunião técnica, questões relacionadas com o Interior, a Administração do Território, Turismo, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Saúde, Cultura, Ambiente, Ensino Superior, Educação, entre outros.

A I Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Côte d'Ivoire acontece 39 anos após ter sido assinado, no dia 19 de Junho de 1985, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, em Yamoussoukro, República da Côte d'Ivoire.

De acordo com as informações adiantadas pelo director de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, António Nascimento, o programa prevê, para amanhã, a assinatura de alguns instrumentos jurídicos e do Processo Verbal, que terá lugar na sede do Ministério.

Sem especificar os instrumentos, destacou entre as actividades a serem desenvolvidas a visita guiada à Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política