Pelo menos 95 mil milhões de dólares é o valor a ser empregue nos próximos três anos, num conjunto de actvidades prioritários dentro do Programa Comum Africano de Agro-Parques (CAAPs), de forma a fortalecer o ambiente de negócios propício, revelou, domingo, em Kigali, Ruanda, a comissária da União Africana, Josefa Correia Sacko.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima de Massano, avançou, esta segunda-feira, em Luanda, que no sector das bebidas não alcoólicas “não temos ninguém a transformar a fruta em bebida”, num país com grandes potencialidades.
As Pequenas e Médias Empresas (PME) a nível mundial tiveram prejuízos na ordem de 120 milhões de dólares/ano e 2,5 mil milhões de dólares para as grandes empresas por causa dos ataques cibernéticos, afirmou em Luanda o coordenador de produto na Angola Cables.
Disse que actualmente verifica-se um crescimento anual acentuado de crimes cibernéticos, tendo atingido valores acima de 170 por cento no auge da pandemia, se comparado com o ano de 2020.
"Por isso, é imperativo proteger o espaço virtual com a mesma intensidade que se protege o território de uma nação”, sustentou o engenheiro informático.
Assegurou que no caso de Angola, os segmentos alvos de ataques cibernéticos incidirão nas operadoras de Internet a grosso, móveis, Governo e no sistema financeiro.
Crisóstomo Mbundu, adiantou que o aumento de equipamentos, serviços, aplicações e pessoas ligadas à internet fruto da economia digital, há cada vez mais a possibilidade do aumento da superfície de ataques cibernéticos.
"Angola conta com uma capacidade de interligar internacionalmente, o que por si é extremamente positivo, doutro lado nos tornamos visíveis a ataques cibernéticos”, sustentou. Para minimizar os efeitos dos ataques cibernéticos, o especialista recomenda o uso do sistema "AntiDDoS”, capaz de monitorar, detectar e mitigar em tempo real qualquer ataque o mais próximo possível da sua origem.
Disse ainda que a Angola Cables é a única operadora angolana com infra-estrutura global com automatismos capazes de proteger ataques desta natureza.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou aos países africanos que implementem uma estratégia abrangente, incluindo austeridade orçamental e reestruturações da dívida, para evitar preocupações sobre uma crise da dívida soberana na África subsaariana.
Depois de meses de negociações com as autoridades da República do Congo, a Macon, empresa privada de transporte público de passageiros inter-provincial vai abrir, a partir deste ano, a rota Luanda-Brazzaville. A revelação foi feita, ao Jornal de Angola , pelo seu director de Intercâmbio, Armando Macedo.
Uma comitiva composta por 13 operadores turísticos, investidores e jornalistas estrangeiros da França, Itália e Espanha, constatam desde sexta-feira, nos municípios do Dirico e Rivungo, província do Cuando Cubango, as potencialidades da região angolana do Okavango.
A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, reafirmou, em Roma, que o sector Agrícola é crucial para o desenvolvimento de África, mas defendeu que precisa de maior mecanização, para aumentar a produtividade económica, reduzir as perdas pós-colheita e atender à crescente demanda por alimentos.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.