O Governo chinês exortou hoje a comunidade internacional a aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e costeiros para preservar os oceanos, mostrando-se pronto para construir parcerias com países de todo o mundo e para acções conjuntas.
Os líderes do G7 chegaram a acordo para se estabelecer um preço máximo para o petróleo russo e atingir, assim, uma importante fonte de receitas de Moscovo, disse hoje um alto funcionário norte-americano.
Entre 2.500 a 3.000 soldados ucranianos e pelo menos 3.930 civis, incluindo mais de 200 crianças, morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia, há três meses, segundo dados oficiais de Kiev.
De acordo com os dados recolhidos pelo portal de notícias ucraniano The Kyiv Independent, e difundidos pela Procuradoria-Geral do país, os bombardeamentos russos que assolaram o país mataram 234 crianças.
Estima-se que 433 menores tenham ficado feridos, de acordo com os números divulgados, mas que são incompletos já que há locais onde as hostilidades ainda não cessaram ou permanecem ocupados pelos russos, impossibilitando uma contagem fiável dos feridos e baixas, advertiu a procuradoria ucraniana, na rede social Telegram.
A mesma situação é válida para o número de civis mortos ou feridos, que poderia ser muito mais elevado, dadas as dificuldades em contá-los no país.
O portal ucraniano sinaliza um total de 10 mil soldados ucranianos feridos em campo de batalha devido aos ataques do invasor, que também lesionaram outros 4.532 civis.
As autoridades do país registaram e documentaram até ao momento um total de 13.073 actos que consideram constitutivos de crimes de guerra cometidos pelas tropas russas.
Relativamente a estes crimes, foi condenado à prisão perpétua, na segunda-feira passada, o primeiro militar russo, acusado de matar um civil desarmado na Ucrânia.
Segundo o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o exército russo disparou contra o país vizinho um total de 2.275 mísseis e realizou mais de três mil ataques aéreos nos três meses de guerra.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas – cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do Parlamento são-tomense, Delfim Neves, empossou, sábado, os membros da nova Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e pediu que não se façam “arranjinhos” na realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais do Príncipe, marcadas para 25 de Setembro.
Vital Kamerhe, ex-chefe de gabinete do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, viu, este domingo, anulada a condenação a 20 anos de prisão em 2020 por desviar cerca de 50 milhões de dólares, depois de ser totalmente ilibado na sequência de um recurso decidido a seu favor.
Quase 400 migrantes aguardam nos barcos das Organizações Não-Governamentais (ONG) Sea Watch e SOS Méditerranée um porto para desembarcar depois de terem sido resgatados no Mediterrâneo, disseram, este domingo, as organizações citadas pela Efe.
Mais de 30 pessoas fiéis da Igreja Presbiteriana nos Camarões morreram, incluindo mulheres e crianças, num ataque feito no fim-de-semana por um grupo étnico rival, anunciou, este domingo, o porta-voz deste grupo religioso.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.