O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
O governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, defendeu melhor aproveitamento do legado histórico da região de Massangano, que “transcende a angolanidade”, porque foi a primeira capital provisória de Angola, estabelecida por colonos portugueses.
Massangano é um património que não pertence apenas à Angola, mas ao mundo, considerou o governador, na segunda-feira, durante uma visita à comu-na, referindo-se também aos factos históricos conservados nela.
Dentre as infra-estruturas existentes na circunscrição podemos encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, as ruínas da Praça dos Escravos, do antigo Tribunal Português e o Túmulo do capitão-mor Paulo Dias de Novais.
Pedro Makita Júlia informou que o Governo Provincial vai gizar um plano que visa melhor aproveitamento das potencialidades turísticas e históricas de Massangano, cuja acção envolverá as autoridades do município de Cambambe e o Executivo central.
"Nós viemos tomar contacto com a história. Com certeza, com o município e as estruturas centrais do nosso Executivo, iremos gizar um plano e na altura propícia informaremos aos angolanos e à comunidade internacional”. concluiu.
O administrador comunal adjunto de Massangano, Carlos Ângelo Cacoba, referiu que a complexidade e extensão que a circunscrição apresenta, marcada por ilhas e lagoas dispersas, devem merecer uma atenção especial do Governo da Província.
Carlos Ângelo Cacoba destacou o aumento de visitantes na região, realçando que poderá contribuir para impulsionar o turismo na província.
Com 24 mil habitantes, distribuídos em 34 aldeias, a comuna de Massangano, com uma área de 1.776 quilómetros quadrados, faz parte do corredor do Kwanza, junto à confluência entre os rios Lucala e Kwanza.
Em 1583, Paulo Dias de Novais ergueu uma fortificação na comuna de Massangano, às margens do kwanza, com a função de defesa do presídio (estabelecimento de colonização militar), que assegurava a ocupação portuguesa na região.
Além de marcar a presença militar portuguesa, esse estabelecimento garantia a integridade das redes comerciais, incluindo a de tráfico de escravos para o continente americano.
A visita de ajuda e controlo do governador ao município do Cambambe, visou constatar as obras, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), como escolas e o hospital municipal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.