Desporto

Pedro Gonçalves observa atletas na Lunda-Norte

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O seleccionador nacional dos Palancas Negras, Pedro Gonçalves, está desde quarta-feira no Dundo, capital da Lunda-Norte, com o objectivo de observar os atletas do Sagrada Esperança e encontrar possíveis candidatos a incluir no CHAN'2023 na Argélia.

01/12/2022  Última atualização 06H30
© Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, o treinador explicou que a agenda nas terras diamantíferas consta do plano "específico” definido pela equipa técnica da Selecção de Futebol: deslocações em todas as províncias, perspectivando a próxima edição do Campeonato Africano (CHAN), reservado aos atletas actuantes nas provas domésticas do continente.

Apesar de existir um conjunto de ideias pré-definidas, o seleccionador sustentou que a intenção é ter na plenitude todo o panorama de artistas do Girabola e pôr em prática as observações em curso, o reforço das relações com as Associações Provinciais de Futebol e com os treinadores de clubes locais.

No Dundo, o técnico português avançou que o principal objectivo é assistir ao desafio de acerto à terceira jornada do Girabola em que o Sagrada Esperança recebe o Kuando Kubango FC. Não obstante a observação constante dos jogadores das duas equipas, o seleccionador dos Palancas  Negras declarou que o objectivo é ampliar a "lente da máquina” a partir do clima, atmosfera e o  ambiente envolvente em que os jogadores do Sagrada Esperança estão inseridos. O primeiro motivo prende-se com a avaliação presencial do conjunto lunda, agora, às ordens do angolano Francisco Moniz "Frank”.

Pedro Gonçalves lamentou o facto de não ter muita informação sobre o futebol na Lunda-Norte, mas acredita que o encontro com o presidente local da APF, Ernesto Lotina, e o secretário-geral, Venâncio Camaxi, permitirá tirar notas sobre o número de praticantes e entender em que condições a modalidade se desenrola.

Defendeu que o desenvolvimento estrutural do futebol angolano deve ser assumido por todos e reserva ao seleccionador nacional a detenção de talentos para a representação das cores do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto