O livro “Gigantes do Zouk”, do autor angolano Luís Paulo, passa agora a constar nas bibliotecas das universidades russas. O director da Orquestra Kaposoka, Pedro Fançony, que esteve recentemente de visita aquele para uma actividade académica e cultural, fez a doação de vários exemplares do livro em diferentes instituições académicas, como as universidades Tshlyábinsk, Krasnodar, Ippolitov, nas cidades de Moscovo e São Petersburgo.
Pedro Fançony, Joaquim Paulo, adido de imprensa de Angola na Rússia, e a estudante angolana Bernarda Mazenga Gabriel entregaram exemplares do livro "Gigantes do Zouk” ao representante do Reitor da universidade.
Ao Reitor da Universidade de Krasnodar, Pedro Fançony, director da Orquestra Kaposoka, acompanhado pelo adido de imprensa de Angola, na República da Rússia, Joaquim Paulo entregaram alguns exemplares.
Noutro momento, Bernarda Mazenga Gabriel, aluna do último ano do curso superior de música na Universidade de Krasnodar, executante de violoncelo, esteve também na actividade de S.Petersburgo, onde ofereceram o livro à biblioteca da Universidade de Krasnodar, que foi recebida pela responsável do Departamento do Intercâmbio Internacional desta universidade.
Pedro Fançony é o fundador e director da Orquestra Sinfonica Kaposoka que tem proporcionado bolsas de estudos a alguns integrantes do projecto. Fundada em 2008, a Orquestra Sinfónica Kaposoka é constituída maioritariamente por crianças, adolescentes e jovens de famílias desfavorecidas. O projecto, idealizado tem escolas na Samba, Zango III, Catete (Luanda) e Sumbe (Cuanza-Sul) e proporcionou o surgimento de iniciativas semelhantes.
Gigantes do Zouk é um livros cheio de essência, lotado de informação e de uma rigorosa análise das boas fases e dos maiores factos ocorridos neste género musical em 40 anos. Uma narrativa em que o autor, Luís Paulo, sabiamente nos apresenta o maior, mais caro e aclamado movimento musical que faz a história do Zouk e da música afro-caribenha
Com destaque a Pierre Édouard Décimus no circuito artístico antilhano a partir de 1975, a concepção do Zouk e do grupo KASSAV (em1979), o surgimento de variantes musicais como zouk love, kizomba, rumba zouk, afro-zouk, passando por África e artistas de países como Angola, RDC, Gabão, Cote D’Ivoire.
Luís Paulo considera um género musical de matriz africana que vê a sua base técnico-estrutural resultar, essencialmente, de manifestações músico- culturais levadas de África para as Caraíbas (Antilhas Francesas) e Haiti.
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