Cultura

Peça sobre a origem da humanidade exibida na LAASP

A peça “Origem” foi exibida pelo grupo teatral Primeiro de Maio, em estreia, sexta-feira, na LAASP( Ex Liga Africana), em Luanda.

29/05/2023  Última atualização 11H55
Peça sobre a origem da humanidade exibida na LAASP © Fotografia por: DR

O propósito do homem no mundo é o conteúdo da peça. Como cenário, algumas palavras que encorajam o homem, tais como "coragem e fé”, "ninguém começa forte”, "força vs foco” e "você é valioso”.

A peça, de acordo com a sinopse, narra as origens do ser humano, incluindo as aflições da humanidade. A actriz Nazaré, no papel principal, perde-se no mundo por procurar respostas sobre a vida  com destaque sobre a morte, fome, traição e aflições. Guiada pelos astros, Nazaré consegue encontrar respostas que tanto almeja.

Tomásia Teixeira, que encarnou a personagem Nazaré, disse que foi emocionante interpretar a personagem. "Conseguimos fazer um bom trabalho, superou as expectativas”, afirmou.

Actriz há quatro anos, Tomásia Teixeira almeja pisar em vários palcos internacionais, pois, é o sonho dela fazer teatro e ser reconhecida pelo que faz, "será o maior troféu, porque teatro é vida”.

A peça, para ela, representa a essência do homem. Justificou que todos os seres foram feitos por um Deus, "devemos reconhecer sempre a nossa natureza e procurar respostas sobre as nossas origens, que muitas vezes é negligenciada”.

Para o director do grupo, Ângelo Neto, desde o ventre da mulher (mãe) todo o homem recebe qualidades peculiares, cada um recebe dons especiais para atender a um chamado particular.

"A peça foi tão profunda que impactou muita gente, sentimos um 'feedback' positivo vindo da plateia. É importante que todo ser humano descubra o propósito de estar vivo aqui na terra, quando descobrir, não andará de forma empírica".

Antes do grupo subir ao palco, houve um momento cultural, com a actuação de duas cantoras do estilo gospel, e uma performance a cargo da poetisa Suely, com o título "Esse é o Amor que Ninguém Sonhou".

A cantora Ana Manuela interpretou "Adorar o Deus da Vida” e "You Are Yahweh”.

Lucinda Filomena, que assistiu a peç,a disse que todo o homem precisa descobrir o propósito pelo qual foi criado. De igual modo, Cardoso Matias afirmou que quando descobrimos as nossas origens conseguimos manter e ter uma vida sossegada.

A próxima estreia do grupo acontece dia 18 de Junho com a peça "Assalariada”, na LAASP. A peça conta a história de uma mulher que humilha o esposo por ser a única a trabalhar no lar.

No repertório do grupo constam as peças "Amor arruinante, "O homem tem coragem”, "Quarto de guerra” e "Divórcio não é a solução".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura