Política

Paulo Rangel considera Angola uma prioridade do novo Governo

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Paulo Artur dos Santos Rangel, sublinhou segunda-feira que Angola continua a ser uma “prioridade fundamental e incontornável” do novo Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro.

16/04/2024  Última atualização 06H50
Chefe da diplomacia angolana durante a conversa com o homólogo português que iniciou funções no mês passado © Fotografia por: DR
O reconhecimento foi expresso pelo ministro português, durante uma conversa telefónica com o chefe da diplomacia angolana, Téte António, naquela que foi a sua primeira abordagem oficial, desde a assumpção ao cargo a 2 de Abril do ano em curso.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Rangel assinalou na sua abordagem que Portugal continua empenhado no fortalecimento das relações históricas, de irmandade e frutíferas com Angola.

O documento sublinha que a conversa entre os chefes da diplomacia abre caminho para a continuidade de uma cooperação mais estreita, mutuamente vantajosa e duradoura.

Antes do final da conversa, Paulo Artur dos Santos de Castro de Campos Rangel fez uma incursão à luta de libertação em África, tendo valorizado este feito histórico, na medida em que contribuiu significativamente para as independências das colónias e também da emancipação do povo português.

A conversa telefónica dos dois ministros foi precedida de uma audiência que o ministro Téte António concedeu, na tarde de ontem, na sede do MIREX, ao embaixador de Portugal em Angola, Alegre Duarte.

Neste encontro, as duas entidades falaram, entre outros assuntos, os níveis de cooperação entre Angola e Portugal e da necessidade da realização da Comissão Mista e da questão da Escola Portuguesa na cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

De recordar que o Presidente da República, João Lourenço, assinalou recentemente, que Angola e Portugal pela sua história, proximidade cultural e de consanguinidade dos seus povos, são compelidos a andar sempre de mãos dadas e a trabalhar na busca das melhores soluções a favor do progresso social e do desenvolvimento económico dos dois países.

O reconhecimento do Chefe de Estado angolano foi assinalado, na mensagem de felicitação do Primeiro–Ministro de Portugal, Luís Filipe Montenegro, na sequência da vitória obtida pela Aliança Democrática (AD), resultante das eleições gerais antecipadas de 10 de Março de 2024.

Recentemente, o  embaixador de Portugal em Angola, Francisco Duarte, manifestou, a disponibilidade de Portugal continuar a colaborar, com o Executivo angolano, na criação de projectos sociais.

Como parceiros do Governo angolano, disse que pretendem  continuar a trabalhar com o Executivo na resolução dos principais problemas que afligem a juventude, em especial, na criação de mais postos de trabalho e atribuição de bolsas de estudos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política