Cultura

Paulo Flores e Yuri da Cunha na fase final por Luanda

Mário Cohen

Jornalista

O dueto Paulo Flores e Yuri da Cunha, com a canção “Njila ya Dikanza”, ao totalizar 137 votos é o representante da província de Luanda na fase final do Top dos Mais Querido, da Rádio Nacional (RNA), edição 2021.

31/05/2021  Última atualização 06H05
© Fotografia por: DR
O anúncio foi feito ontem, no programa "Kialumingo” da Rádio Luanda, tendo a dupla superado a concorrência das restante nove canções finalistas da fase provincial.
Numa selecção de 10 temas, "Njila ya Dikanza” de Paulo Flores e Yuri da Cunha ocupou a primeira posição, seguido por Ana Joyce, com a canção "Puro”, com 115 votos, Kanda, com "Pardon”, 77 votos, Daniel Nascimento, com "Karma”, 59 votos, e Ivan Alexei, com "Imigrante”, 35 votos.

Nas posições imediatas ficaram Rui Orlando e Paulo Flores, com "Ti Paulo, 26 votos, uma canção em homenagem ao cantor e compositor Paulo Flores, por tudo que tem feito em prol do desenvolvimento da música em Angola, Yola Semedo, com o tema "Maldita Distância”, 19 votos, Chetekela , com "Ego-Egoismo”, 19 votos, Chilola de Almeida, com "Choro do Semba”, 14 votos, e Karina Santos e Masooxi, com "Ti Chico”, 4 votos.
Reagindo à conquista do concurso, via watshapp à Rádio Luanda, Paulo Flores revelou que "Njila ya Dikanza” é uma canção especial, com sentido de pátria, principalmente pela  cadência. "Acredito que os angolano se revejam nesta canção”.  

Para o autor do tema "Kunanga do Amor”, é um orgulho enorme saber que a "Njila ya Dikanza” foi escolhida para representar Luanda, na gala final do Top dos Mais Queridos, em Outubro deste ano.
A "Njila ya Kiganza”, explicou, é uma canção que significa tanto, não só para nós, como para os povos que estão na diáspora por ser uma memória de lembrança para os angolanos.

Desde a divulgação da fase provincial  entre 5 e 8 de Março até ao lançamento oficial, entre 9 de Março e 9 de Abril, o maior número de votantes foram homens, com 65 por cento.
Segundo a porta-voz do concurso, Rosa Mangueira, 15 por cento dos votantes foram jovens ouvintes dos programas radiofónicos da Rádio Luanda "Tarde Viva” e "Jovial Cidade”. 

O músico e compositor Punidor, que teve duas canções a concorrer na fase provincial de Luanda do concurso,  nas vozes de Rui Orlando e Paulo Flores "Ti Paulo”, e Kanda "Perdon”, disse que o angolano com uma guitarra faz vários ritmos dançantes como semba e kizomba.  

O cantor Gelson Castro, convidado do programa "Kialumingo”, disse que é muito importante os músicos votarem no Top dos Mais Queridos para valorizar mais o concurso, assim como reconhecer o talento e vocação dos concorrentes.
Até ontem, já eram conhecidos os representantes das províncias  do Moxico (Glória Tito), do Bié (José Epalanga Ekuike), do Huambo (Os Picantes), do Cuando Cubango (Justino Evaristo Capitão), da Huíla (Twit da Covex), do Cuanza Norte (Kito Nogueira), da Lunda-Norte (Phathar Black) e de Malanje (Osvaldo Nicolau).



Cantor Wami Délcio  representa o Zaire


O músico Álvaro da Silva José, artisticamente conhecido por "Wami Délcio”, venceu sábado, a fase provincial do concurso "Top dos Mais Queridos”, na província do Zaire.
Com uma carreira musical de 15 anos, Wami Délcio, que arrebatou um total de 5.470 votos, com a canção "Desejo Imortal”, vai representar a província do Zaire, na fase nacional do concurso, cuja gala final decorrerá em Outubro próximo, em Luanda.

A gala de premiação decorreu no anfiteatro do 2º Edifício do Governo Provincial do Zaire, na cidade de Mbanza Kongo, na qual desfilaram os dez músicos finalistas, apurados através do voto popular.
O grande vencedor da fase provincial, além de ganhar o passaporte para representar o Zaire na fase nacional, recebeu um prémio de cem mil kwanzas e um certificado.

Na segunda e terceira posições, ficaram Paixão Flow e Lili Bau, com 5.401 e 3.740 votos, respectivamente, agraciados com  75 e 50 mil kwanzas, e certificado de participação.

Fernando Neto | Mbanza Congo


 Namibe com   música gospel


O jovem Bruno Lakassy, com a música "Te amo Jesus”, foi o grande vencedor da fase provincial do Namibe do Top dos Mais Queridos, tornando-se no representante da província para a fase nacional do concurso musical promovido pela Rádio Nacional de Angola (RNA).
No concurso, que contou com 10 concorrentes, Bruno Lakassy foi o mais votado com 2.394 votos, seguido da dupla Nic Master e Gonsalito, com 1.833, e Michael Manico, com 823 votos.

O vencedor levou como prémio um fato completo, direito a um almoço num restaurante, um telemóvel, certificado de participação e diploma de vencedor.
O músico Bruno Lakassy valorizou a organização, felicitando a Rádio Nacional de Angola pela forma exemplar de promoção da música nacional. O músico prometeu representar condignamente a província do Namibe na fase nacional do Top dos Mais Queridos.

Manuel de Sousa | Moçâmedes


 First Line Music   vence no Cunene


O grupo musical "First Line Music”, da cidade de Ondjiva, sagrou-se, sexta-feira, vencedor da edição 2021, da fase provincial  do Cunene do Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola, ao totalizar 1.410 pontos, com a música "Blessing”.   
No segundo lugar, com 1.119 pontos, ficou o grupo "Projecto Mapa”, com a música "Okwamalanga”, enquanto o terceiro lugar foi ocupado pelo grupo "B. Black Son”, com 894 pontos, que participou com o tema "Sou teu”.

O grupo, que aplaudiu a iniciativa da Rádio Nacional de Angola em dar oportunidade de participação aos músicos das 18 províncias, espera representar da melhor maneira a província na fase final do Top dos Mais Queridos, a acontecer em Outubro próximo.
 A directora da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola no Cunene, Cecília Ndanhakwakwa, disse que a selecção dos vencedores obedeceu à votação dos ouvintes durante um determinado período.

Domingos Calucipa l Ondjiva


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura