O saxofonista e flautista, Tanny Sax, pseudónimo de Tanico Cussomba Carlos, faz o concerto de estreia, quinta-feira, no Museu de História Natural, sob a chancela do Atelier D'Artes Lucengomono, soube, hoje, o JA Online.
A 9.ª edição do festival de arte Dream City, a decorrer em Tunis, na Tunísia, desde 29 a 8 de Agosto, apresenta uma incursão até à história do reino do Congo, com a obra "Missa Luba" do fotógrafo congolês Sammy Baloji.
A exposição do artista plástico Paulo Benvindo (Bn Vi) intitulada “A porta da Alma” está patente na Galeria Tamar Golan, em Luanda, desde sexta-feira, e reflecte a realidade da sociedade angolana.
O artista definiu, ainda, que "A porta da Alma” foi uma criação do que o coração exprimia, sublinhando que a escolhas das cores dependeu muito do seu estado mental.
"As cores são como se fossem um medicamento para alma, e na minha visão os tons das cores servem como uma terapia”.
No decorrer da cerimónia de inauguração, o pintor António Tomás Ana "Etona" ressaltou que a exposição apresenta a criatividade do artista, traduzida durante os dez anos de estrada. "A arte não funciona sem ter um cadastramento científico, é necessário que se estude, para uma melhor criação e conhecimento daquilo que vamos desenhar e pintar nas telas”.
Por sua vez, o pintor Mawete Lázaro Patrício afirmou que "A porta da Alma” reúne obras harmoniosas tratadas de forma poetizada, e que são representadas em telas, "que reflectem as luzes numa profundeza, numa abordagem multicolor de sentimentos que conduzem até à alma”.
O artista disse que é um impressionista, cujos traços navegam num universo conectado e assente numa abordagem filosófica e temática que se reflecte na sociedade. "As obras retratam o quotidiano luandense, mostram cenários de pescadores na Baía de Luanda, mercados em tempo de calamidade de saúde pública, e ambientes de restaurantes e bares abandonados", realçou Mawete Patrício.
Para além desses elementos, as obras apresentadas têm como motivos cenários artísticos sobre música, dança, entre outros elementos da identidade cultural angolana.
As obras da exposição individual "A porta da Alma”, que se estende até ao dia 29, levantam questões relacionadas com ciência e tecnologia referentes às diversas situações sociopolíticas. Reportam, também, o estado de calamidade vivido na época da Covid-19, período marcante para todo o mundo, devido o elevado número de mortes, particularmente, no campo das artes em que muitos artistas perderam a vida, tanto no país como no estrangeiro.
Perfil do pintor "Bn Vi”
Paulo Benvindo é conhecido pelo pseudónimo "Bn Vi”, embora tenha formação académica concluída em Pintura, considera-se autodidacta. Começou a desenvolver o traço criativo aos 14 anos em casa.
Aos 18 anos, passou a frequentar ateliers de mestres, com intuito de adquirir mais experiência e seguir a pegadas criativas de Ibanda, Batomene, Etona e Mawete Lázaro Patrício.
Paulo Benvindo é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos de Angola (UNAP), Por conta de uma cultura de solidariedade, e preocupado com os amantes das artes e praticantes sem escola, passou a congregar e a tutelar jovens que desejam aprimorar o potencial nesse domínio. Em 2013, apresentou uma exposição individual na Fundação Arte e Cultura, e tem participado em várias exposições colectivas, na capital do país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO romancista sírio Khaled Khalifa, autor de vários romances que o colocaram entre os autores contemporâneos mais reconhecidos do seu país, morreu no sábado à noite em Damasco, aos 59 anos, disse fonte próxima da família à AFP.
A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.