Cultura

Paula Agostinho expõe fotografias de Mindelo

A produtora The Art Affair informa abre hoje a exposição de fotografia intitulada “NA CAIS”, da fotógrafa angolana Paula Agostinho, que estará aberta até Março, no Camões (Centro Cultural Português), em Luanda.

17/03/2023  Última atualização 12H25
© Fotografia por: DR

"Na Cais” é o trabalho resultante da participação na residência artística Catchupa Factory, em Mindelo, Cabo Verde, para a qual Paula Agostinho foi seleccionada em 2022.

A exposição mostra um olhar atento a uma pequena comunidade no Porto de Mindelo, com enfoque em Kleicy, uma menina de dez anos, e transporta-nos a uma narrativa fotográfica empática, humana e realista.

A produção da exposição está a cargo da The Art Affair, produtora angolana vocacionada para a gestão e promoção de artistas, e para a criação e produção de conteúdos artísticos, nas suas mais diversas expressões.

"Na Cais” foi um projecto que surgiu em Mindelo, durante a residência fotográfica Catchupa Factory, orientada por Diogo Bento e Akinbode Akinbiyi em Agosto e Setembro de 2022.

Nas palavras do fotógrafo Akinbode Akinbiyi, autor do texto curatorial, "(…)A fotografia é uma procura de significado, uma forma de tentar compreender. As imagens fotografadas falam com o fotógrafo e mostram a maquilhagem e a complexidade do indivíduo. Num trabalho sério, a Paula fotografou de forma apaixonada e dedicada - criando, voltando para casa, editando, e saindo no dia seguinte para continuar a viagem. As suas imagens ressoam, começam a cantar, e a murmurar.”

Paula Agostinho nasceu em Luanda, Angola, em 1985. Cresce numa Angola já independente, mas em guerra civil. Em 2003 muda-se para Lisboa e conclui, em 2007, a licenciatura em Artes do Espectáculo na Faculdade de Letras. A par da faculdade tem aulas de piano e canto particulares. Estuda voz no Espaço Evoé e no Hot Clube de Lisboa. Em 2012,  recebe duas menções honrosas no concurso BESA Photo em Luanda.

Em 2013, regressa ao seu país e passa a integrar a equipa da Geração 80, onde co-realiza e produz o documentário Para Lá dos Meus Passos ao lado da realizadora Kamy Lara e em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Em 2019, abraça uma carreira independente e trabalha, desde então, como cantora - professora de canto, produtora, fotógrafa e formadora em oficinas de fotografia e escrita criativa.

Em 2022, é seleccionada para a residência fotográfica Catchupa Factory em Mindelo, onde desenvolve o projecto "Na Cais”, agora em exposição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura