Angola participou, terça-feira, em Paris, França, num desfile de moda com 14 modelos vestidos pela estilista Nadir Tati, cujo evento contou com a presença da ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A produtora The Art Affair informa abre hoje a exposição de fotografia intitulada “NA CAIS”, da fotógrafa angolana Paula Agostinho, que estará aberta até Março, no Camões (Centro Cultural Português), em Luanda.
"Na Cais” é o trabalho resultante da participação na residência artística Catchupa Factory, em Mindelo, Cabo Verde, para a qual Paula Agostinho foi seleccionada em 2022.
A exposição mostra um olhar atento a uma pequena comunidade no Porto de Mindelo, com enfoque em Kleicy, uma menina de dez anos, e transporta-nos a uma narrativa fotográfica empática, humana e realista.
A produção da exposição está a cargo da The Art Affair, produtora angolana vocacionada para a gestão e promoção de artistas, e para a criação e produção de conteúdos artísticos, nas suas mais diversas expressões.
"Na Cais” foi um projecto que surgiu em Mindelo, durante a residência fotográfica Catchupa Factory, orientada por Diogo Bento e Akinbode Akinbiyi em Agosto e Setembro de 2022.
Nas palavras do fotógrafo Akinbode Akinbiyi, autor do texto curatorial, "(…)A fotografia é uma procura de significado, uma forma de tentar compreender. As imagens fotografadas falam com o fotógrafo e mostram a maquilhagem e a complexidade do indivíduo. Num trabalho sério, a Paula fotografou de forma apaixonada e dedicada - criando, voltando para casa, editando, e saindo no dia seguinte para continuar a viagem. As suas imagens ressoam, começam a cantar, e a murmurar.”
Paula Agostinho nasceu em Luanda, Angola, em 1985. Cresce numa Angola já independente, mas em guerra civil. Em 2003 muda-se para Lisboa e conclui, em 2007, a licenciatura em Artes do Espectáculo na Faculdade de Letras. A par da faculdade tem aulas de piano e canto particulares. Estuda voz no Espaço Evoé e no Hot Clube de Lisboa. Em 2012, recebe duas menções honrosas no concurso BESA Photo em Luanda.
Em 2013, regressa ao seu país e passa a integrar a equipa da Geração 80, onde co-realiza e produz o documentário Para Lá dos Meus Passos ao lado da realizadora Kamy Lara e em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Em 2019, abraça uma carreira independente e trabalha, desde então, como cantora - professora de canto, produtora, fotógrafa e formadora em oficinas de fotografia e escrita criativa.
Em 2022, é seleccionada para a residência fotográfica Catchupa Factory em Mindelo, onde desenvolve o projecto "Na Cais”, agora em exposição.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Uma delegação chefiada por Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social, participa, desde segunda-feira, nas celebrações da Semana Africana, na Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), em Paris.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.