A produção cinematográfica angolana “Mutu Mbi” teve pré-estreia no último fim-de-semana, no Centro Cultural Santo Amaro, na cidade de São Paulo, no Brasil.
O estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Ambiente do Namibe, controla 39 monumentos e sítios históricos e culturais, oito dos quais classificados como património nacional, nomeadamente, a Fortaleza de São Fernandes, Paróquia de Santo Adrião , Palácio do Governo, Edifício da Alfandega, Sítio Histórico da Torre do Tombo, Forte de Kapangombe, Estação Arqueológica de arte rupestre do Tchitundu-Hulu e Makahama.
A região, disse, é detentora de um rico património cultural
herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por
pinturas e gravuras rupestres, muitas das quais agrupadas em estações arqueológicas,
furnas e sítios históricos.
Durante os debates,
realizados recentemente na província,
num fórum no qual foram abordados temas como "A legislação e visão
mundial”, "Namibe tem História, oportunidades e intervenção responsável”, "O
estado do património”, "Património como destino turístico” e "Intervir no
património com responsabilidade” uma
alta entidade da direcção nacional dos Museus de Angola afirmou que o Namibe é
uma das regiões do país com um rico património cultural que merece uma atenção
especial para a sua salvaguarda e
valorização.
O Executivo angolano, adiantou, está a apostar no desenvolvimento sustentável, procurando trilhar novos caminhos e diversificar a economia, recorrendo a todos os recursos disponíveis no território nacional, entre os quais, o património cultural e natural.
Preservar
a paisagem rural
A província do Namibe é
caracterizada, maioritariamente, por uma paisagem rural que, nos dias actuais,
pela sua essência, constitui território fundamental para as práticas de
conservação patrimonial afirmou a vice-governadora do Namibe para o Sector
Técnico e Infra-estruturas, Ema Guimarães.
A governante sublinhou que
as paisagens rurais apelam a factores como o envolvimento das comunidades e
constituem uma oportunidade de sensibilização
da sociedade para a importância deste património.
"Através desta paisagem
rural, podemos estabelecer laços mais fortes rumo ao desenvolvimento
sustentável e criar políticas de preservação a todos os níveis. Apelamos, por
isso, à consciência do bem colectivo e à necessidade de transformarmos o melhor
de nós, que é a nossa cultura, na nossa maior potencialidade”, disse.
Para a governante, só com
recursos patrimoniais, com destaque para as edificações, sítios, lugares de
memória, artes rupestres, parques naturais, fauna e flora usados de forma
racional na sociedade contemporânea,
pode-se preservar a identidade local e a ligação às comunidades num
mundo cada vez mais globalizado.
Ema Guimarães lembrou que a preservação do património deve ser encarada como um projecto de cidadania, com a mobilização de todos os cidadãos, tendo apelado à participação pública num exercício diário de manutenção e divulgação do património.
Enquadramento
histórico
Um fórum sobre valorização e
conservação do património histórico do Namibe, realizado recentemente, em
Moçâmedes, concluiu que a história da
província remonta a milhões de anos, pois que recentemente foram encontrados na
zona do Bentiaba fósseis de duas espécies de dinossauros datados "em laboratório”
pela Universidade Nova de Lisboa e expostos na Feira de Nova Iorque, que
registou a visita de mais de dois milhões de pessoas.
Constam ainda das pesquisas as milenares estações Rupestres
conferidas pela Universidade de Soubourne e, mais recentemente, as estelas
Funerárias dos Mbali, desenvolvidas pelo povoamento da localidade, há cerca de
150 anos, interesse de estudo desde meados do século XX.
A maior parte do Património Arquitectónico da cidade de Moçâmedes, de meados do século XIX e início do século XX, encontra-se em avançado estado de degradação, o que é, igualmente, preocupante. " Todo este acervo material, aliado a uma herança imaterial que remonta a um período pré-colonial e pre-bantu em risco de extinção, constitui preocupação e é merecedor de atenção urgente por parte de autoridades e cidadãos em geral”, sublinha a conclusão do fórum sobre valorização e conservação do património histórico do Namibe .
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
A estreia de Camilo Lemos no mercado literário acontece hoje, às 15h30, no Shopping Avennida, no Morro Bento, com o lançamento, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos dos livros de poesia “O ventre da sabedoria” e “Sou eu mesmo o angolano”.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.