Cultura

Patrícia Faria e Kumby Lixia encerram o Festival Balumuka

Analtino Santos

Jornalista

Patrícia Faria e Kumby Lixia foram as últimas atracções da segunda edição do Festival Balumuka, que encerrou na noite de domingo, no Palácio de Ferro, em Luanda.

30/05/2023  Última atualização 10H34
© Fotografia por: DR

O evento, que homenageou Mestre Kituxi, levou durante cinco dias milhares de pessoas ao Palácio de Ferro  para aquele contacto directo com a diversidade rítmica e cultural do país.

A cantora Patrícia Faria teve a responsabilidade de encerrar o festival. A "show-womem” surpreendeu os presentes ao sair da zona que mais a identifica. A artista explorou na primeira parte os estilos do Centro-Sul do país, como "Tambulo saia” e outras canções em umbundu. Também recorreu à parceria com Rei da Costa para trazer a chianda do Leste. Paty justificou o repertório porque montou um concerto que reflectisse o espírito do festival. No final, sucessos da linha tradicional e contemporânea galvanizaram a festa.

Kumby Lixia foi o penúltimo a actuar e provou também o estatuto no movimento da música tradicional. Saídos do FestiSumbe, os artistas levaram poeira ao Palácio de Ferro, com os seus principais sucessos:  "Yalinana”, "Mana Exie”, "Camuzangala”, "Chau” e o seu cartão-de-visita, "Nguele Muncandumba”. Rei Mix, o porta-voz do grupo, elogiou a organização, tendo também revelado que estão a preparar temas para um próximo disco, que carece de apoios e que existe um projecto colaborativo com Yuri da Cunha.

No último dia também estiveram em palco "Os Jovens de Caculama”, "Malamba do Lombe”, "Kudimuena Kota”, "Adietu”, "Kamba dya Muenhu” e o grupo coral "Kima Kietu”, projecto infantil da Casa de Cultura do Rangel "Njinga a Mbande”.

Esta foi a segunda edição do festival, uma produção de Jorge Mulumba e a Onart, que levou referências da música tradicional como Família Chiclé, Coral Lírios, Ngana Munana, Gabrile Tchiema, Tunjila Tuajokota, Totó ST, Socorro, Brilhantes de Kiwaba Nzoji, Ngunza ku Marimba, Netos de Ngola Mbandi, Makuma Mambo, Doy do Soweto, Mizangala, Vindjombas, Jakana, Tua Moneca, MM Yetu, Meninos da Fubu e Nguami Maka .

O Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana decorreu de 24 a 28 deste mês. É um evento dedicado à música angolana de raiz, que visa a valorização dos artistas e instrumentos que marcam esta corrente rítmica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura