Desporto

Patrice Motsepe é recebido hoje pelo Presidente João Lourenço

Eduardo Gito

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, recebe em audiência, no fim da manhã de hoje, no Palácio da Cidade Alta, o empresário sul-africano, Patrice Motsepe, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF).

13/04/2024  Última atualização 08H56
© Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Em Luanda, desde as primeiras horas de ontem, para uma visita de dois dias que efectua a alguns países -membros da CAF, o líder do órgão-reitor do futebol continental está no país para avaliar os projectos em execução pela Federação Angolana de Futebol (FAF).

O líder da CAF promete transmitir, hoje, ao Presidente João Lourenço a satisfação da organização por si dirigida pelos apoios dados pelo Governo angolano, mas aconselha que não basta ficar por aí. É necessário apoiar também os clubes, academias e comunidades, tendo em consideração que Angola sai a ganhar no futuro com os frutos deste investimento.

"Estou muito entusiasmado por vir a Angola, pois, me sinto em casa. Tenho de realçar o excelente trabalho que está a ser feito pelo presidente Artur Almeida e Silva, na qualidade de nosso representante”, salientou.

Patrice Motsepe lembrou os mecanismos que devem ser afinados e apelou ao envolvimento de todos, sobretudo, do sector privado nas academias de futebol, como nos clubes, para que o continente continue a ser uma zona de surgimento de muitos talentos.

"Precisamos sentir mais o envolvimento da parte comercial no nosso futebol, tal como tem sido feito em outras partes do mundo", reiterou o patrão da Confederação Africana.

Na breve intervenção à imprensa, o responsável máximo da CAF mostrou-se orgulhoso com a expansão da modalidade e o envolvimento de todos, para o desenvolvimento do futebol.

"Estou satisfeito pelo trabalho desenvolvido no futebol sénior. Não tenho dúvidas nenhumas de que é uma oportunidade de mostrar a qualidade e o talento existentes neste país. Tenho a certeza de que Angola está na lista dos países com melhores talentos do nosso continente”, apontou Patrice Motsepe.

Após o encontro à porta fechada com o Presidente da República de Angola, João Lourenço, Patrice Motsepe vai fazer uma conferência de imprensa, para o balanço dos encontros mantidos, primeiro com o Comité Executivo da FAF, Ministério da Juventude e Desportos e, por último, com os líderes das associações provinciais de futebol, associações de classes e presidentes de clube, antes de regressar à África do Sul.


Rui Falcão pede ajuda à CAF e à FIFA

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, solicitou a ajuda à Confederação Africana de Futebol (CAF) na formação dos especialistas angolanos, em diferentes áreas, para o sucesso dos projectos em implementação no território nacional.

Em breves declarações à imprensa, após conceder uma audiência, à porta fechada, ao presidente da CAF, Patrice Motsepe, ontem, na sede social da instituição, Rui Falcão assegurou que o futebol foi passado em revista em toda a latitude, desde a formação até às selecções nacionais.

"Espero que a presidência da CAF e da FIFA ajudem nos programas de formação, visando melhorar os níveis dos treinadores, monitores e também nas infra-estruturas, porque internamente, fazemos a nossa parte”, revelou.

Rui Falcão assegurou que Motsepe deu nota positiva ao futebol angolano, mas o objectivo é aumentar o número de praticantes nos clubes, academias, escolas e nas comunidades, no sentido de alcançar resultados positivos a médio prazo.

Dados actualizados,  recentemente,  pela Forbes, uma revista norte-americana, asseveram que Patrice Motsepe surge como 10.º homem mais rico de África, com uma fortuna avaliada em mais de 2,7 mil milhões de dólares, numa lista liderada pelo nigeriano Aliko Dangote, com 13,4 mil milhões de dólares.

 
Presidentes da CAF

Na história da Confederação Africana de Futebol (CAF), o empresário sul-africano é o sétimo presidente da organização , fundada a 8 de Fevereiro de 1957, da qual o seu país é co-fundador, com o Sudão, Etiópia e Egipto.

Em 67 anos de existência da CAF, a instituição já teve como presidentes: Abdel Aziz Abdallah Salem (1957 – 1958), Abdel Aziz Mostafa (1958 – 1968), Abdel Halim Mohamed (1968 – 1972), Ydnekatchew Tessema (1972 – 1987), Abdel Halim Mohamed (1987 – 1988), Issa Hayatou (1988 – 2017), Ahmad Ahmad (2017 – 2021) e Patrice Motsepe de (2021) até a actualidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto