Sociedade

Passes GiraMais favorecem alunos da primária na Huíla

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Mil e 250 alunos, com idades compreendidas entre os seis e 15 anos, de diversos estabelecimentos de ensino e aprendizagem da cidade do Lubango, Huíla, já beneficiam das vantagens do cartão GiraMais, que favorece a utilização dos transportes públicos a custos razoáveis.

01/04/2024  Última atualização 08H53
Dezenas de alunos usufruem dos transportes públicos © Fotografia por: Estanislau Costa | Edições Novembro | Huíla

O director da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), Octávio João, garantiu que se procede neste momento um acompanhamento detalhado, para garantir que todos os alunos usufruam das benesses do projecto.

"Actualmente, dezenas de alunos do ensino de base à nona classe usufruem com satisfação as vantagens de realizar até 60 viagens gratuitas por cada mês”, disse, acrescentando, que o pacote permite a circulação às outras urbes para estudo, pesquisa e aulas práticas.

Desde Outubro de 2023, afirmou, os vários técnicos auxiliados por diversos equipamentos tecnológicos procedem à emissão de cartões, assistência técnica e esclarecimentos aos beneficiários dos cartões. "A meta é abranger cada vez mais alunos”.

Octávio João pediu aos alunos para fazerem bom uso dos cartões, de modo a usufruírem das vantagens nos transportes públicos. "Ainda há por levantar 400 cartões”, avançou, além de referir que a ENBI quer continuar a apoiar, sobretudo os estudantes, na mobilidade, de forma a ajudar na redução do impacto da falta de transportes públicos.

Para corresponder com a demanda, explicou, estão montados equipamentos para o registo e emissão de cartões nas escolas 27 de Março, Colégio 11 de Novembro, Escolar N.º 1.828, na comuna da Eiwa, Colégio 11 de Novembro, 15 de Junho e 14 de Abril.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade