Cultura

Participação de grupo de Cabo Verde superou as expectativas da companhia

O director da Companhia de Teatro Fladu Fla considerou, no fim-de-semana, que a participação do grupo no Festival de Teatro da Língua Portuguesa, que decorreu em São Paulo, Brasil, de 4 a 9 deste mês, superou as expectativas.

13/03/2023  Última atualização 10H00
Sabino Baessa, director da Companhia de Teatro Fladu Fla, faz balanço positivo dos actores do grupo em festival no Brasil © Fotografia por: DR

Sabino Baessa informou à Inforpress que tiveram duas apresentações, nos dias 3 e 4, da peça "Saudade”, trabalhada para este evento, na óptica de comungarem o mesmo sentimento e a mesma língua partilhada a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Contou que o espectáculo "Saudade”, texto dramatúrgico, traz uma colectânea de estrofes de poesias de diferentes autores da CPLP que falam sobre o mar ou que utilizam o mar como confidente para expressarem o sentimento de saudade.

"Produzimos no âmbito de um convite que recebemos atendendo aos requisitos do próprio evento”, explicou Sabino Baessa, para quem a participação superou as expectativas do "Fladu Fla”.

"O balanço foi muito positivo, superou a nossa expectativa, de que maneira, porque, é claro, temos algum receio quando se trata de um festival internacional que conta com diversos grupos de diversos países da comunidade”, sustentou.

Segundo confidenciou, o próprio técnico disse que tinham algum receio em relação aos grupos e continentes em termos de trabalho com alguma limitação, mas que o de Cabo Verde foi excepcional.

"Foi maravilhoso, fomos aplaudidos de pé pela comunidade de São Paulo, e em especial teve uma senhora que para além de derramar lágrimas, porque disse que aquilo que foi traduzido no espectáculo é um sentido também dela, e no fim pediu o actor para tocar de novo a música que a Cesária Évora interpreta.

Por outro lado, sublinhou que foi um momento de conversa muito rica e muito bem partilhada pela plateia em São Paulo, que nunca esperava um trabalho "tão intimista e com nível de qualidade técnico bastante elevado”, conforme o técnico o dissera.

Fladu Fla encontra-se neste momento em Portugal para também apresentar a peça Saudade no Festival de Artes Performativas Periferias em Portugal, este do-mingo, peça que estreia dia 24 em Cabo Verde, às 19h00, no Centro Cultural Português da Praia.

Em Portugal, o director artístico do "Fladu Fla” diz esperar ainda mais, até porque adiantou que já receberam manifestação de muitas comunidades que já adquiriram bilhetes e com garantia para assistir a actuação teatral da companhia cabo-verdiana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura