Mundo

Parlamento zambiano dissolvido para preparar as eleições gerais de 12 de Agosto

O Parlamento da Zâmbia foi dissolvido, na sexta-feira à meia-noite, em previsão para as eleições presidenciais, legislativas e locais, marcadas para 12 de Agosto, de acordo com a Panapress.

16/05/2021  Última atualização 07H05
Parlamento zambiano dissolvido © Fotografia por: DR
De acordo com um comunicado emitido pela secretária da Assembleia Nacional, Cecilia Mbewe, o Parlamento foi dissolvido em conformidade com o artigo  81 (3)  da Constituição, ou seja, 90 dias antes das eleições gerais. A Comissão Eleitoral da Zâmbia (ECZ, sigla em inglês) vai proibir todos os comícios dos partidos políticos e dos candidatos às eleições de 12 de Agosto.

O  director das operações eleitorais da ECZ, Royd Katongo, indicou, ontem, durante uma reunião de todos os actores eleitorais, na capital Lusaka, que os comícios são um dos potenciais factores de propagação da Covid-19 por atraírem uma imensa multidão e recomendou aos partidos políticos e candidatos a utilizarem outros meios alternativos de comunicação e divulgação de informações.

 ÁFRICA DO SUL
Ex-secretário-geral do ANC suspenso processa  o partido   no poder
O secretário-geral suspenso do Congresso Nacional Africano (ANC), Ace Magashule, processou judicialmente o partido no poder na África do Sul contestando a constitucionalidade da decisão de o afastar do cargo, segundo revelou ontem a BBC. Divulgado na imprensa sul-africana, Magashule processa o líder do partido e Chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, a secretária-geral adjunta, Jessie Duarte, e o partido no poder, o Congresso Nacional Africano.

O ex-dirigente  do ANC solicita à Justiça que declare a suspensão de  Ramaphosa do cargo de líder do partido no poder. Magashule argumenta que a decisão do partido, de que os membros acusados de crimes graves em tribunal se devem "afastar” do cargo, "coloca em causa” o princípio constitucional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo