Política

Parlamento solidário com os deputados agredidos no Cuando Cubango

A Assembleia Nacional mostrou-se, esta sexta-feira, preocupada com o incidente ocorrido hoje, no Longa (Cuito Cuanavale), na província do Cuando Cubango, onde uma delegação da UNITA sofreu um “atentando perpetrado por supostos meliantes”, que resultou em “feridos e danos materiais”.

12/04/2024  Última atualização 19H34
© Fotografia por: Edições Novembro

Em comunicado, enviado ao JA Online, o Parlamento angolano lamenta o ocorrido e apela às populações para respeitarem a convivência pacífica, a paz social e os preceitos do Estado Democrático e de Direito.

"Estamos convictos que o incidente, hoje, ocorrido, no município do Cuito Cuanavale (Cuando Cubango), vai merecer a devida atenção das entidades competentes, pelo que os autores deverão ser responsabilizados. Às famílias das vítimas do incidente apresentamos a solidariedade”, reforça o documento da Assembleia Nacional.

Segundo o Parlamento, a construção da democracia pressupõe o fortalecimento das instituições, a unidade na diversidade, o respeito pela diferença e a preservação da paz duramente conquistada por todos os angolanos.

Este órgão de soberania considera necessário continuar a firmeza na defesa dos princípios e valores em defesa da paz, da unidade nacional, repudiando todos os actos que revelam intolerância política, religiosa e social, linguagem de ódio e de violência "que não devem ter lugar num Estado Democrático de Direito”.

De acordo com a nota, a composição da Assembleia Nacional representa a vontade soberana do povo angolano e os deputados democraticamente eleitos devem merecer o respeito e a protecção da integridade física, respeito à diferença e diversidade de opinião e de crença.

A delegação do Grupo Parlamentar da UNITA, vítima do incidente, no Cuito Cuanavale, é composta pelos deputados João Muzaza Kaweza, David Kisadila, Jeremias Abílio e o assessor Maurílio Luiele.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política