O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
Na quinta-feira, a chefe da diplomacia sul-africana, Naledi Pandor, confirmou que o país convidou Vladimir Putin para a cimeira do grupo de economias emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Agosto, apesar do mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente russo.
Como Estado-membro do TPI, a África do Sul, que receberá a cimeira de chefes de Estado e de Governo do BRICS na cidade portuária de Durban, sudeste do país, em Agosto, é obrigada a cooperar na detenção de Putin, depois de o tribunal internacional ter emitido recentemente um mandado de detenção para o líder russo por alegados crimes de guerra.
A África do Sul afirmou no ano passado ter adoptado uma posição neutra na guerra da Rússia contra a Ucrânia, e apelou ao diálogo e à diplomacia para resolver o conflito.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil marcou para 22 de Junho o início do julgamento que pode tornar o ex-Presidente Jair Bolsonaro inelegível. Em comunicado divulgado na segunda-feira à noite (madrugada desta terça-feira em Luanda), o TSE divulgou o cronograma da acção movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e apoiada pelo Ministério Público Eleitoral contra Bolsonaro e o seu candidato a Vice-Presidente, o general Walter Braga Netto.
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse domingo, após votar em Gabu, Leste da Guiné-Bissau, que não vai admitir desordem após as eleições legislativas e que “quem vencer é quem vai governar”. Citado pela Lusa em declarações aos jornalistas depois de ter votado em Gabu, a cerca de 250 quilómetros de Bissau, o Chefe de Estado deixou recados à oposição, mas sem nunca se referir a nenhum partido específico.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prometeu terça-feira que vai estabilizar os preços e reduzir a inflação a valores de um dígito, ao concluir a primeira reunião do seu novo Governo após a vitória eleitoral em maio passado.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.