Economia

Parlamento nipónico aprova novo governador do BoJ

O Parlamento japonês ratificou, sexta-feira, a nomeação de Kazuo Ueda como novo governador do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), cargo que vai assumir em Abril, num momento de incerteza quanto à política monetária.

12/03/2023  Última atualização 09H05
Kazuo Ueda aposta em política de flexibilidade sustentável © Fotografia por: DR

A Câmara dos Conselheiros (câmara alta) da Dieta, o Parlamento nipónico, aprovou a eleição de Ueda, de 71 anos, como sucessor do actual governador do Banco Central do Japão, Haruhiko Kuroda, numa votação que ocorreu um dia depois da aprovação da câmara baixa.

A ratificação aconteceu no segundo e último dia da reunião de política monetária do BoJ, que analisa a eventual continuidade da ampla estratégia de flexibilização monetária que o regulador tem implementado há uma década e que inclui taxas de juro negativas (-0,1 por cento).

A maioria dos analistas disse acreditar que o BoJ não vai mudar de rumo, embora se preveja um ajuste, já no mandato de Ueda, que tem optado por uma política de flexibilidade "mais sustentável” a longo prazo, desde que se mantenham as metas de crescimento económico e inflação.

O Governo japonês "vai cooperar estreitamente com o BoJ” para que o Banco Central tome decisões tendo em conta a situação da economia, dos preços e da situação financeira, afirmou o porta-voz do Executivo.

Hirokazu Matsuno salientou ser "muito cedo” para avaliar se deve modificar a declaração conjunta do Governo e do BoJ que dá poderes ao regulador para criar condições para a subida dos preços e salários e para o crescimento económico.

O Banco Central tinha fixado para este mandato a meta de 2,0 por cento para a inflação anual, objectivo que não vai ser cumprido, com o BoJ a prever um aumento de 3,0 por cento.

O actual governador do BoJ, Haruhiko Kuroda, favorável à continuação de estímulos monetários, defendeu que isso se deve a uma situação transitória e não conjuntural da economia japonesa.

Ueda foi escolhido para o cargo pelo Governo japonês, que deverá nomeá-lo formalmente nos próximos dias, o último passo antes de assumir a liderança do BoJ em 9 de Abril, o dia seguinte ao fim do mandato de Kuroda.

 

Política monetária mantém-se

Entretanto, o Banco do Japão (BoJ) decidiu manter intacta a política monetária, naquela que foi a última reunião presidida pelo actual governador Haruhiko Kuroda.

O Banco Central anunciou, em comunicado, que vai prosseguir com as principais medidas da estratégia de estímulo alargado, que inclui taxas de juro ultra baixas e controlo dos rendimentos das obrigações de longo prazo, por decisão unânime do conselho de política monetária do banco, cuja reunião de dois dias terminou na quinta-feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia