Pelo menos dez crianças, com idades entre os 7 e os 14 anos, morreram, este domingo, afogadas, num lago do Paquistão, durante uma viagem escolar.
O Uganda anunciou, ontem, que as operações conjuntas de militares ugandeses e da República Democrática do Congo (RDC) em 2022 mataram 424 membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês), grupo rebelde sediado no Leste congolês e cujas acções são por vezes atribuídas ao movimento fundamentalista islâmico Estado Islâmico (EI).
O Parlamento Europeu (PE) vai aprovar na próxima quarta-feira, 23, em Estrasburgo (França), uma resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo para que Moscovo venha a responder por crimes alegadamente cometidos na Ucrânia.
A resolução, que foi debatida na sessão plenária de Outubro, tem aprovação garantida pelos dois maiores grupos do PE, o Partido Popular Europeu (PPE) e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D).
Uma delegação dos Verdes/Aliança Livre Europeia, que incluía a Vice-Presidente Terry Reintke (Alemanha), discutiu a iniciativa do PE em Kiev com o chefe-adjunto de gabinete presidencial, Ihor Zhovkva, anunciou a presidência ucraniana num comunicado distribuído, no sábado.
"Este comportamento da Rússia é uma justificação directa para a necessidade de o Parlamento Europeu adoptar uma resolução designando a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo", disse Zhovka, referindo-se aos ataques russos na Ucrânia, citado no comunicado.
Zhovka registou os esforços dos Verdes/Aliança Livre Europeia em "assegurar um forte apoio à Ucrânia" por parte do PE, incluindo iniciativas para investigar e julgar alegados crimes de guerra russos, e para criar um mecanismo de compensação pela Rússia dos danos causados ao país vizinho.
A resolução, que será votada no dia em que se completam nove meses da invasão russa, não tem caráter vinculativo, tal como as resoluções a condenar o regime do Presidente Vladimir Putin aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Ao declarar a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo, os eurodeputados querem preparar terreno para que Putin e o seu Governo sejam responsabilizados por estes crimes perante um tribunal internacional", disse o PE na antecipação da sessão plenária de Novembro, que começa na segunda-feira. Entretanto, em declarações a Sputnik, à Rússia mostrou-se estar céptico sobre a possibilidade da União Europeia (UE) redefinir sua abordagem de longo prazo para nas relações com Moscovo, disse no sábado a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.
Zakharova reafirmou que Bruxelas, está infectada com um "vírus político anormal", decidindo "se isolar" em relação à Rússia, mas as tentativas de isolar o país foram infrutíferas. A porta-voz acrescentou que a política da UE apresentada por Borrell foi direcionada para limpar o campo de informação do bloco sobre os pontos de vista alternativos, expandindo a influência da UE nos Balcãs Ocidentais, provocando rivalidade entre Moscovo no espaço pós-soviético e impondo políticas ocidentais.
A União Europeia (UE) não tem um quadro legal que lhe permita declarar um Estado como patrocinador do terrorismo - como lembrou a comissária europeia para os Assuntos Internos, a sueca Ylva Johansson, no debate em Outubro -, ao contrário dos Estados Unidos.
O Departamento de Estado norte-americano tem atualmente a Síria (desde 1979), o Irão (1984), a Coreia do Norte (2017) e Cuba (2021) na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginSão quase oito milhões de tunisinos que estão inscritos para votar hoje na segunda volta das eleições legislativas, boicotadas novamente pela oposição, destinadas a eleger um parlamento com poderes limitados e em que a taxa de participação deverá manter-se muito baixa.
A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.
A directora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse esta sexta-feira que a principal preocupação já não é a Covid-19, mas sim o surto de cólera, que afecta 10 países africanos. “
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.