Política

Parlamento da SADC deve ser efectivado em Agosto

Adelina Inácio

Jornalista

A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), prevista para Agosto, vai decidir, entre outros assuntos, a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional.

06/06/2021  Última atualização 08H53
© Fotografia por: DR
A deputada angolana Amália Alexandre, que participou na reunião da Comissão Executiva do Fórum Parlamentar da SADC,  afirmou que a transformação do Fórum em Parlamento Regional é urgente, "porquanto é de interesse comum de todos os parlamentos”. Por isso, disse, os presidentes dos parlamentos nacionais que participaram na reunião da Comissão Executiva do Fórum, entre sexta-feira e ontem, garantiram o apoio para o Parlamento Regional ser uma realidade, ainda este ano.

Na reunião foi, igualmente, decidido que a próxima reunião do Fórum Parlamentar da SADC se realize em Gaberone, Botswana, com o tema "Potencializar a Zona Livre de Comércio do Continente para fortalecer a economia pós- Covid em África”. "O papel do Fórum Parlamentar da SADC e dos Parlamentos Africanos na economia” é outro tema a ser abordado.
 
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participou na reunião da Comissão Executiva do Fórum Parlamentar da SADC, que decorreu por videoconferência, a partir de Kinshasa, República Democrática do Congo.
Na abertura do encontro, Fernando da Piedade Dias dos Santos afirmou que o Executivo angolano e o Presidente da República mantêm firme o apoio ao processo de transformação do Fórum Parlamentar em Parlamento Regional. Garantiu, ainda, a disponibilidade da Assembleia Nacional contribuir para a materialização de criar um Parlamento regional.

O líder do Parlamento angolano pediu aos presidentes membros do Fórum Parlamentar da SADC que prossigam, com optimismo e determinação, as acções para a concretização do processo. Fernando Dias dos Santos felicitou os presidentes dos parlamentos da Namíbia e Zimbabwe pelo trabalho e lobby feitos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política