Mundo

Parlamento britânico discute o “Brexit”

O Parlamento britânico iniciou ontem o primeiro de cinco dias de debate sobre o acordo que o Governo britânico negociou para a saída da União Europeia (UE).

05/12/2018  Última atualização 08H39
DR © Fotografia por: Theresa May faz campanha para convencer os deputados

O acordo, que vai a votação no dia 11 de Dezembro, corre o risco de ser rejeitado, devido às críticas da oposição e de dezenas de deputados do partido Conservador.
A Câmara dos Comuns debate o acordo durante oito horas por dia, devendo no último dia prolongar-se até ao meio da noite pois serão votadas também seis alterações ao acordo 'Brexit', que serão escolhidas pelo presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow.
A primeira-ministra, Theresa May apresentou  este voto como uma escolha entre o acordo que foi possível negociar com Bruxelas, após quase dois anos e que permite uma saída ordeira e um período de transição, ou arriscar criar “mais discórdia e incerteza” no Reino Unido.
“O nosso dever como Parlamento nas próximas semanas é examinar este acordo em detalhe, debatê-lo respeitosamente, ouvir os nossos eleitores e decidir o que é do nosso interesse nacional”, vincou, quando apresentou o documento aos deputados.
May tem estado a fazer uma campanha intensa pelo país para convencer os eleitores na esperança que estes influenciem os deputados dos respectivos círculos eleitorais e dispôs-se a enfrentar o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, num debate televisivo a dois, que se espera que se realize a 9 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo