O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público afirmou, ontem, no Parlamento, que, além do investimento nas áreas da Educação e Saúde, também decorre a reabilitação de vias rodoviárias espalhadas pelo país, com recurso ao excedente do preço do petróleo.
Aia-Eza da Silva respondia às inquietações dos deputados sobre a aplicação dos excedentes do preço do barril de petróleo. Muito questionada pelos deputados da oposição, a secretária de Estado explicou que, por via do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e de recursos provenientes de excedentes do petróleo, estão a ser retomadas e concluídas muitas obras e que ao longo do ano algumas vão ser concluídas.
Por outro lado, Aia-Eza indicou que, no terceiro trimestre de 2021, o preço do barril de petróleo era de 72.4 dólares, a produção petrolífera de aproximadamente 1.1 milhão de barris-dia, enquanto a taxa de inflação foi de aproximadamente 19 por cento. Neste contexto, a receita no referido período foi de 3.8 biliões de kwanzas, que representou uma execução do orçamento de 26 por cento do total orçamentado, enquanto a despesa esteve cifrada em 2.9 biliões de kwanzas, que representou 20 por cento da execução do total da despesa orçamentada.
A secretária de Estado para Orçamento e Investimento Público sublinhou que as emissões da dívida interna cifraram-se em 381 mil milhões de kwanzas, enquanto que o serviço da dívida em 944 mil milhões. No quarto trimestre, disse, o preço do barril esteve cotado em 79.8 dólares, uma produção diária de 1.1 milhão de barris, com uma inflação correspondente a 27 por cento.
As receitas no quarto trimestre cifraram-se em 4.2 biliões de kwanzas, representando uma execução de 29 por cento em relação ao orçamento.
Declaração de voto
O deputado João Guerra, do MPLA, falou dos programas estruturantes que têm estado a ser implementados com sucesso pelo Executivo, com realce para o de Transferências Monetárias Sociais (Kwenda), que está a retirar da pobreza milhares de famílias vulneráveis, a Reserva Alimentar, que está a permitir baixar de forma considerável os preços dos produtos básicos.
João Guerra sublinhou que a diversificação da economia, é o caminho a seguir para que o país deixe de depender do petróleo. Como projecto de grande envergadura, inaugurado recentemente, apontou o Canal de Transferência de Água a partir do rio Cunene (Cafu), que já minimiza o impacto do fenómeno da estiagem, que afecta milhares de pessoas e o seu gado nas províncias do Sul do país.
Outros deputados do MPLA, como Joanes André, Jesuíno Manuel da Silva e António Evaristo realçaram as grandes realizações que decorrem um pouco por todo o país, e encorajaram o Executivo a prosseguir com a construção de projectos sociais para a resolução dos problemas dos cidadãos.
A maioria dos deputados da oposição que intervio no debate sobre os dois relatórios, questionou o destino dado ao dinheiro arrecadado pelo diferencial do preço do barril de petróleo do ano de 2021, bem como o incumprimento dos prazos de entrega dos mesmos ao Parlamento.
Os parlamentares sublinharam, ainda, a necessidade de o Executivo prestar maior atenção à fiscalização das diversas obras implementadas em todo o território, no quadro do PIIM, para evitar a repetição de orçamentos em curto espaço de tempo.
André Mendes de Carvalho, da CASA-CE, disse que a sua bancada se absteve de votar os dois relatórios, "porque entende que há ainda muito por fazer no sector social, sobretudo na área da Saúde, onde a malária (principal causa da mortalidade no país) continua a ser ignorada.
Denunciou que o paludismo, por exemplo, na província do Namibe, está a causar insuficiência renal a vários cidadãos, que procuram tratamento nos Centros de Hemodiálise da província da Huíla. "Temos que inverter este quadro. Que entre as verbas alocadas ao sector social seja priorizado o tratamento da malária, mas sem descurar a atenção que deve ser prestada à Covid-19”, recomendou André Mendes de Carvalho.
O deputado independente
Manuel Mucanda denunciou que na Centralidade 5 de Abril, na província do Namibe,
450 residências ocupadas mas não habitadas estão a ser vandalizadas por
indivíduos desconhecidos. Mihaela Webba, da bancada parlamentar da UNITA, disse
que o seu partido votou contra os dois projectos de resolução, por "entender
que o Executivo vem ao Parlamento não para prestar contas, mas para apresentar
níveis de execução do OGE com dados muito aquém do desejável”.
Defendida comissão contra a tortura
A provedora de Justiça defendeu ontem, em Luanda, a criação, ao nível do Parlamento, de uma comissão de direitos humanos e contra a tortura. Florbela Araújo manifestou o interesse pela criação da referida comissão, depois de apresentar à Assembleia Nacional o projecto de resolução do relatório anual das actividades do provedor de Justiça 2021, que foi aprovado, por unanimidade.
Anunciou, para este ano, a abertura de representações da Provedoria da Justiça nas províncias de Benguela, Cuando-Cubango e Namibe, para as quais afirmou já terem sido nomeados os chefes de serviços. Ao nível internacional, falou da assinatura de acordos com os homólogos de Cabo Verde, Portugal, Zâmbia e Moçambique, com vista o reforço da cooperação e partilha de conhecimento nos domínios do direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.