Política

Parlamentares encerram hoje programa de visitas aos municípios

O Grupo Parlamentar do MPLA encerra, sábado, na província do Cunene, o programa de visita aos 164 municípios do país, enquadrado nas actividades dos deputados, com o objectivo de constatar o grau de execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

03/06/2023  Última atualização 09H50
© Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Os parlamentares iniciaram a 29 de Maio do ano em curso e percorreram o território nacional. Findam a actividade na província mais a Sul do país e, posteriormente, vão realizar uma conferência de imprensa para apresentar o balanço geral das visitas, de acordo com o porta-voz do GP-MPLA, Antunes Guanje.

O programa de visita efectuado pelos deputados do MPLA serviu para observar a existência de obras inacabadas, paradas e daquelas que estão em curso. Os parlamentares tiveram encontros de concertação com a sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, antigos combatentes e militantes do partido.

Verificaram diversos projectos do PIIM, tanto em execução quanto alguns na fase de conclusão, e consideraram que os municípios do país têm, quase todos, situações similares, sobretudo, na distribuição de água, energia eléctrica e mobilidade urbana.

Os deputados, durante as visitas de constatação, aproveitaram para assegurar que serão levadas todas as preocupações dos munícipes aos debates na Assembleia Nacional.

 

Cacuaco

A deputada do MPLA Rosa Branca, que trabalhou em Cacuaco desde terça-feira, terminou a visita de constatação, ontem, mantendo um encontro de auscultação com a sociedade civil no Marco Histórico do Kifangondo.

Durante os quatro dias de trabalho em Cacuaco, Rosa Branca visitou vários empreendimentos sociais já erguidos e outras obras, ainda, em curso na municipalidade mais a Norte de Luanda, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e no Programa de Combate à Fome e à Pobreza, dois projectos do Executivo para a diminuição das assimetrias sociais da população.

No último dia, a parlamentar manteve encontros de auscultação com as mulheres de diversos estratos da sociedade, nomeadamente, o braço feminino do MPLA (OMA), as religiosas, as comerciantes informais (zungueiras) e outras, tendo anotado as preocupações da comunidade.

No final dos trabalhos, a deputada fez um balanço positivo sobre a visita de quatro dias, destacando o empenho das autoridades municipais no cumprimento das tarefas atribuídas.

"O Grupo Parlamentar do MPLA veio, particularmente, para verificar o grau de implementação das obras do PIIM e do Programa de Combate à Fome e à Pobreza e é com muito agrado que constatamos que estão a ser implementados esses projectos.

 Brevemente, a população vai poder sentir os efeitos. Esses e outros são ganhos que vão conferir à população dessas comunidades uma melhoria da condição social”, disse.

Rosa Branca sublinhou os ganhos proporcionados com a construção de escolas: "Pude verificar muitas escolas construídas e outras tantas em construção, além dos centros de saúde e materno infantil de referência. Todos apetrechados com medicamentos para os utentes. Isso leva-me a afirmar que, em questão de Saúde e de Educação, o município está bem servido”, observou.

A deputada destacou, igualmente, a construção de estradas betonadas que vão dar uma maior fluidez e melhor circulação de pessoas e bens no município de Cacuaco, enquanto o primeiro-secretário municipal do MPLA, António João, salientou que a jornada foi proveitosa, por radiografar as obras desenvolvidas.

O responsável partidário afirmou que constatou o grau de execução dos equipamentos sociais que, brevemente, estarão ao serviço do cidadão: "O Cacuaco de hoje não é o de ontem. Reconhecemos que ainda há muito trabalho por fazer, mas temos a certeza de que isso será feito com o andar da carruagem. Recebemos, também, dos vários encontros realizados com os segmentos sociais, nomeadamente, a juventude, as mulheres e com os militantes do partido e conseguimos anotar as preocupações e desejos dos munícipes”.

 

Malanje

Várias obras de impacto social, em curso em alguns municípios, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), e de Combate à Fome e à Pobreza, estão paralisadas, na província de Malanje, por conta do mau estado das estradas, revelou o coordenador adjunto do Grupo Parlamentar do MPLA, Manuel da Cruz Neto.

Manuel da Cruz Neto, que fez este pronunciamento quando balanceava os três dias de visita nos municípios de Marimba e Kunda–Dia-Base, que distam a 195 e 210 quilómetros, onde avaliou a realidade socioeconómica, explicou que, em função de algumas municipalidades serem longínquas, os empreiteiros têm tido dificuldades em concluir as obras, porque os custos são elevados, sobretudo, no tempo de chuva, enquanto na época de cacimbo a realidade é outra.

Isso, frisou, leva a que muitas obras estejam paralisadas, causando nalguns casos conflitos entre os empreiteiros e os donos das obras, daí que considerou necessário proceder-se a uma reavaliação dos contratos para que os projectos possam andar e terminem com êxito.

Entre as paralisadas destacam-se a construção de escolas, terraplanagem das vias de acesso, entre outras. Reiterou que a grande preocupação dos municípios tem a ver com as vias de acesso, mas as autoridades administrativas e as populações pretendem que haja uma maior capacidade de intervenção para a mobilidade das pessoas, dada a extensão geográfica da província (tem 14 municípios).

Acrescentou que Isso fala por si, uma vez que existe uma grande distância entre os municípios e a capital da província: "Deu para ver quais são os problemas existentes e recebemos informações como é que todos os projectos estão a ser implementados, as principais preocupações da população e as expectativas relativamente à governação e o que almejam”.

Para Manuel da Cruz Neto, as populações manifestaram outras preocupações como o abastecimento de água potável e energia. Quanto à energia, disse haver uma grande reclamação, pois a província tem duas barragens e os municípios não têm iluminação.

Para o dirigente partidário, esta questão tem de ser resolvida com actos e não com palavras e do ponto de vista da realidade de cada localidade. Quanto à educação, o deputado disse que existem municípios com apenas os Centros Pré-Universitários (PUNIV) e os jovens reclamam que, terminando o ensino médio nestas instituições, são rejeitados nos concursos públicos.

De acordo ainda com o deputado Manuel Neto da Cruz, no âmbito da vista efectuada nos 14 municípios da província de Malanje foram avaliados, para além da realidade social e económica, os aspectos políticos.

Ao todo, sete deputados do Grupo Parlamentar do MPLA desdobraram-se nos 14 municípios para uma intensa jornada de trabalho que terminou ontem, com a auscultação da população e avaliaram as obras de impacto social em curso.

Nos municípios de Malanje e Cacuso, o deputado Mário Pinto de Andrade visitou as obras do Parque Infantil Pioneiro Zeca, as vias de acesso, escolas construídas no âmbito do PIIM, as infra-estruturas integradas da cidade de Malanje, entre outros equipamentos sociais.

Por sua vez, a deputada Lizeth Gonga trabalhou nos municípios de Massango e Calandula, onde visitou obras de duas escolas de 7 e 12 salas de aulas que estão em construção nas localidades, bem como constatou o actual estado da estrada que liga a sede municipal de Massango às comunas de Kihuhu e Quinguengue, que neste momento corre o risco de ser engolida pelas ravinas.

Para os municípios de Qurima e Luquembo esteve a trabalhar a deputada Ana da Purificação, que verificou o andamento das obras sociais em construção com destaque para os sectores da Educação e Saúde.

Com o mesmo objectivo, a deputada Maria Calada trabalhou nos municípios de Cambundi- Catembo e Quela, enquanto Luísa da Conceição esteve em Mucari e Cangandala e Sara Fialho avaliou as obras sociais em Kahombo e Kiwaba-Nzoje.

Durante a estada em Malanje, os deputados do MPLA, para além de avaliarem as obras de impacto social, promoveram encontros com os conselhos de auscultação das comunidades, realizaram assembleias de militantes e interagiram com as estruturas de base e intermédias do partido dos camaradas.


Augusto Panzo e  Manuel Barros | Cacuaco

Venâncio Victor e Eduardo  Cunha | Malanje

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política